sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Ferrari 400 Superamerica (1961)




Miniatura de escala 1:38, que faz parte da segunda edição da coleção “COLLEZIONE SHELL”, lançada pelos Postos Shell e fabricada pela Maisto, no início dos anos 2000.

Sobre o modelo F 400 Superamerica
 
          Uma macchina de passeio luxuosa e, com motor de F1?! Como assim?! Perguntem para o patrão da Scuderia Ferrari!

          A ideia de Enzo Ferrari era simples e genial: construir um GT muito espaçoso e com um porta-bagagens grande, mas propulsionado por um motor de um Fórmula 1. Daqui nasce, no Salão de Bruxelas de 1956, o Superamerica que - como queria justamente il Drake -, escondia sob um nariz muito comprido, o motor de F1 de 1951. Este foi, posteriormente, alterado para ter mais binário a baixos regimes e, maior facilidade de utilização – dispensou-se o motor Lampredi grande e voltou-se, novamente, para o bloco de Colombo. A cilindrada podia atingir os 4900 cc, a potência máxima chegava aos 340 cv e, a velocidade máxima superava os 260 km/h.

          O Ferrari 400 Superamerica é uma verdadeira raridade: só foram construídos 14 exemplares - ainda se a estes forem acrescentadas duas versões Sport com passo curto, carroceria spider, ponte traseira de Dion e motor com 24 válvulas. Depois – ainda em 1956 – chega a segunda série do 410 Superamerica (7 exemplares), para de seguida chegar a terceira série (15 exemplares), que propõe diversas alterações na carroceria, mas também – ao perfeito estilo Ferrari – importantes alterações mecânicas, com a adopção de um novo sistema de alimentação a cargo de três maxi carburadores Weber para obter uma potência máxima de 360 cv.

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