quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ferrari 500 F2 (1952)




Miniatura de escala 1:35, que faz parte da segunda edição da coleção “COLLEZIONE SHELL”, lançada pelos Postos Shell e fabricada pela Maisto no início dos anos 2000.

Sobre o modelo F 500 F2

          Apresento aos apaixonados da F1 (Fórmula 1) a especial “baratinha”, cujo modelo, daria a casa de Maranello o primeiro título mundial nesta categoria.

          Já com Aurélio Lampredi, no lugar de Gioacchino Colombo, a Scuderia Ferrari passou por um período de intensa evolução técnica, entre os anos de 1948 a 1950. Foram construídos diversos carros com diferentes tipos de motorização, dentre os quais os das séries F 166 (a S, a F2, a Inter e a MM) com motores de 1995cc - que iam de 115 cv a 160 cv - , e os projetados para o novo regulamento da F1 da época, com motores aspirados de grande cilindrada (a 275 F1, a 340 F1 e a famosa 375 F1), todos 12 cilindros em V - que atingiam até 350 cv.

          Em 1952 surgiu a Ferrari 500 F2 - a primeira Ferrari de 4 cilindros -, que seria usada na F2, visando novas soluções para a diminuição de cilindrada que ocorreria na F1 a partir de 1954 - que seria limitada a 2500cc. O F 500 F2 tinha baixo nível de consumo e bom equilíbrio geral, que desgastava pouco os pneus e tornava possível que ela cobrisse toda a distância de um GP sem parar no box. O carro era tão bom, que passou a ser utilizado também nos campeonatos de F1 de 1952 e 1953 .

          Nesta época, alguns dos principais adversários da Ferrari nas competições eram a Alfa Romeu e a Maserati. A Ferrari ainda não havia ganho um campeonato, apesar de ter obtido várias vitórias. Apenas em 1952 , com Alberto Ascari pilotando o F 500 F2, a Ferrari obteve seu primeiro título na F1, que foi seguido de outro em 1953. Também em 1953, a Ferrari sagrou-se campeã do 1º Campeonato Mundial de Marcas.

          O Ferrari 500 F2 ganhou todos os grandes prêmios, com exceção do GP da Itália de 1953 (e as duas edições das 500 milhas de Indianápolis), permitindo a Ascari estabelecer o recorde, ainda vigente, de 9 vitórias consecutivas.

          Em 1953, deu-se continuidade a construção de carros de grã-turismo, quando iniciou-se um programa comercial onde Pininfarina ficou encarregada de "encarroçar" os carros comerciais da Ferrari, que usariam os motores que haviam sido desenvolvidos para as competições. Desde então, Pininfarina se tornou quase exclusivo nos designs da Ferrari.




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