sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ferrari 750 Monza (1954)




Miniatura de escala 1:38, que faz parte da segunda edição da coleção “COLLEZIONE SHELL”, lançada pelos Postos Shell e fabricada pela Maisto, no início dos anos 2000.

Sobre o modelo F 750 Monza

          Hoje vamos derrubar, definitivamente, a máxima de que “em time que está ganhando não se mexe” - pelo menos no que diz respeito a Scuderia Ferrari. Desde que o engenheiro Aurélio Lampredi chegou a Ferrari, logo tentou demonstrar as vantagens dos motores de 4 e 6 cilindros em relação aos tradicionais 12 cilindros: redução do peso, melhor potência a baixos regimes, além da redução considerável do número de peças em movimento - algo que o engenheiro Colombo contrapunha, em defesa dos motores de 12 cilindros, pelo aumento da superfície dos pistões e redução da velocidade.

          Nesta briga de gigantes, venceu Lampredi, que no fim de 1950 recebe luz verde de Enzo e, três meses depois, surgem os planos para um motor de 4 cilindros de 1995 cc, o tipo 500 (conforme visto na postagem anterior). Após os títulos consecutivos da Ferrari , com Alberto Ascari em 1952 e 1953, os motores quatro cilindros começam a ser usados nos automóveis de Sport da Ferrari. No Grande Prêmio de Monza, por entre os tradicionais Ferrari equipados com motores 12 cilindros, surgiam dois modelos equipados com motores 4 cilindros: o F 625 TF e o F 735 S, que pelas vitórias obtidas em Monza com Mike Hawthorn e Maglioli, foi rebatizado como F 735 Monza.

          O Ferrari 735 S foi sofrendo evoluções, até se tornar F 750 Monza. Um automóvel que dispunha de 3 litros (2999 cc), do tipo 119 e 260 cv de potência máxima atingida aos 6000 rpm, dois carburadores Weber 58, uma caixa de cinco velocidades - tal como era utilizada nos monolugares da época - e um diferencial autoblocante ZF, que surgia pela primeira vez. Utilizava um chassis do tipo 510, com um comprimento de 2250 mm. A carroceria do F 750 Monza foi sendo alterada até sua forma mais conhecida, desenhada por Sergio Scaglietti. Sua produção ocorreu de 1953 a 1957.

          Assim é o F 750 Monza, rápido, charmoso, agressivo e vitorioso, mais uma pintura da casa de Maranelo.


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