terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Michelle Alboreto em Montreal (1985): nonagésima vitória da Ferrari

    

      A temporada 1985 de Fórmula 1 teve a disputa das equipes McLaren, Ferrari, Williams e Lotus e de um único piloto: Alain Prost.

     Após dois vice-campeonatos nos últimos dois anos, o piloto francês da McLaren superou seus limites e ficou vinte pontos à frente do segundo colocado, o italiano Michele Alboreto.

     Enquanto no Brasil a torcida vibrava com as primeiras vitórias do jovem Ayrton Senna, da Lotus.

     O ponto triste do ano foi a morte do piloto Stefan Bellof durante corrida do campeonato mundial de carros esportivos.

     Acidente fatal de Stefan Bellof:



     Havia passado um mês desde o GP de Mônaco, até que as máquinas e pilotos se instalaram no Circuit Gilles Villeneuve, em Montreal. Mas este grande espaço no calendário não acontecera devido as determinações feitas pela FISA quando o desenharam, e sim por causa de acontecimentos que ocorreram extra-corrida. O GP da Belgica estava previsto para acontecer no meio deste "buraco", mas o fim de semana tinha sido horrível, devido à rápida degradação do asfalto no sábado. Após uma consulta entre as equipes, os organizadores e a FIA decidiram adiar a corrida para o inicio de setembro.

     Entretanto, a Brabham fizera uma sessão de testes em Paul Ricard, onde o seu piloto, Francois Hesnault, sofrera um horrível acidente, ficando preso no seu carro com as redes de proteção. Com isso, o piloto francês decidiu por encerrar a carreira, pedindo para ser substituído. No seu lugar veio o suíço Marc Surer. Na lista de inscritos do GP canadense havia uma ausência: era a alemã Zakspeed, que decidiu concentrar-se no desenvolvimento do seu carro para as provas europeias.


     Na qualificação, Elio de Angelis fez o melhor tempo, tendo Ayrton Senna a seu lado, num 1-2 da Lotus que não se via desde o GP de Dallas, um ano antes. Na segunda fila estavam dois carros da Ferrari, com Michele Alboreto à frente do sueco Stefan Johansson, enquanto que a terceira fila tinha o McLaren de Alain Prost e o Renault de Derek Warwick. O Arrows do belga Thierry Boutsen era o sétimo no grid, tendo a seu lado o Williams-Honda de Keke Rosberg, enquanto que a fechando o "top ten" ficavam os carros de Nelson Piquet, no seu Brabham, e o segundo Renault de Patrick Tambay.


    Na largada, os dois Lotus mantiveram as posições, com os Ferrari atrás deles. Ao mesmo tempo, o Brabham de Piquet ficava parado devido a problemas de transmissão. Com o decorrer da corrida, não houve grandes mudanças na frente, mas na ao chegarmos na metade do GP, Senna começou a ter problemas com o seu Turbo, perdendo muito tempo nos boxes.

     Entretanto, Alboreto pressionava De Angelis e quando chegaram na maior reta do circuito, Alboreto ultrapassou De Angelis por fora da trajetória, apenas com a potência do motor V12, tomando o comando. Pouco depois, foi a vez de Johansson  fazer o mesmo, com o italiano arrastando-se pela corrida. Mais atrás, Rosberg tentou chegar em Prost, e quando conseguiu,  tentou efetuar uma manobra na curva do Casino, perdeu o controle do carro e acabou rodando. Contudo, conseguiu evitar, por muito pouco, o guard rail e voltou à corrida, determinado a recuperar o tempo perdido. Mais tarde, chegou novamente em Prost, na luta pelo terceiro posto, mas não conseguiu ultrapassá-lo.



     No final, Alboreto cruza a linha de chegada no primeiro posto, com Stefan Johansson conseguindo o primeiro pódio da carreira, no segundo lugar, completando a dobradinha da Scuderia. Alain Prost foi o terceiro, Keke Rosberg foi o quarto, Elio de Angelis foi o quinto e o segundo Williams de Nigel Mansell foi o sexto.

     Melhores momentos do GP:



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