domingo, 13 de fevereiro de 2011

Ferrari 275 GTB/4 (1966)





Miniatura de escala 1:24, da Marca Burago Italiana, produzida em metal e peças de plástico, com abertura total das portas, tampa do motor (dianteira), e direção com controle das rodas dianteiras.

Sobre o modelo F 275 GTB/4

          Nulla è così buono che non può essere migliorato! Sim amigos, nada é tão bom que não possa ser melhorado, pelo menos, dentro da Scuderia Ferrari!
          No final dos anos 60, os desportivos de estrada Ferrari eram praticamente iguais aos seus irmãos de competição.
          Após a produção do F 250 GTO, um desportivo compacto de entre-eixos curto, a dupla objetividade dos modelos estrada/competição parecia ter chegado ao seu fim. Esta distinção, motivou a Scuderia Ferrari a produzir carros de estrada mais civilizados, mas com características técnicas impressionantes. O primeiro exemplo desta nova era, foi o F 275 GTB.
          Apresentado ao público em 1964, no Salão de Paris, o F 275 GTB respirava engenharia desportiva por todos os poros. Características como a suspensão independente, quatro discos de travão, caixa de cinco relações e a opção de corpo em liga, distinguiu este modelo do F 330 GTC - maior e mais pesado -, construído sob a mesma plataforma. Em comparação aos outros modelos anteriores, a diferença era clara. Seus antecessores eram mais difíceis de serem controlados.
          Sendo leve, potente e surpreendentemente belo, o F 275 GTB foi um Ferrari de muito sucesso. Vendeu bem, com cerca de 1000 unidades construídas e, como reflexo do sucesso estradista, marcou vitórias em corridas de endurance depois de ter sido negada a homologação ao F 250 LM.
          Em 1966, o F 275 GTB foi reinventado numa versão com motor V12 e renomeado para F 275 GTB/4, onde ‘4' é o número de comandos de válvulas - dois para cada bancada de cilindros.
          Seis carburadores Weber ajudavam a produzir 300 cv. Para poder lidar com a nova potência, o F 275 GTB/4 foi calçado com pneus mais largos e equipado com um diferencial ZF.
          O V12 de 300 cavalos era capaz de levar esta macchina aos 260 km/h, sendo também conhecido pela sua excelente maneabilidade, alcançada principalmente, pela quase perfeita repartição de pesos 50/50. Preparado para percursos longos, seu motor cresce a partir de 1000 rpm, mas - como um cavalo de corrida querendo galopar - esse V12 gosta mesmo quando se exige dele o máximo. Assim, quando o ponteiro do conta-giros sobe para 7600 rpm, o som muda. Ouve-se um “urro furioso”, o nariz estilo tubarão se levanta, os quadris curvilíneos baixam e pode-se chegar a sua velocidade máxima.

          Foi o último modelo de rua que a Ferrari produziu como fabricante independente. Seu esportivo seguinte, foi lançado depois da compra da Ferrari pela Fiat. A partir de então, a companhia se guiou pela racionalidade comercial com a mesma intensidade com que tinha vivido a emoção automotiva. A F 275 GTB/4 foi a última de uma Era na Scuderia Ferrari (280 unidades produzidas).

          Entro la fine di un'epoca, una macchina perfetta che ha portato il fascino, la stabilità e altissima velocità. Fino alla prossima.


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