sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ferrari 330 P4 (1967)





Miniatura de escala 1:38, que faz parte da segunda edição da coleção “COLLEZIONE SHELL”, lançada pelos Postos Shell e fabricada pela Maisto no início dos anos 2000.

Sobre o modelo F 330 P4

     Capolavoro su quattro ruote? Sim, e que obra de arte! É só observar, e tentar comprar um F 330 P4, para se ter uma idéia da sua grande magnitude.
     
     Um dos mais míticos e impactantes carros da “marca do cavalinho rampante”, desenvolvido para a competição e que coleccionou títulos durante toda a década de 60. Este modelo foi uma obra de arte da engenharia, pois o seu desenho foi desenvolvido de modo a otimizar a aerodinâmica e o peso - apenas 792 Kg.

     Baixíssimo, com uma carroceria que parece moldada sobre rodas, o F 330 P4 é o próprio símbolo do domínio da Ferrari nas corridas de resistência. Foi este mesmo Vermelho que humilhou a concorrência com a famosa chegada em parada nas 24 Horas de Daytona - os três carros cortaram a meta em paralelo, uma ideia genial do então diretor desportivo Franco Lini. Na verdade, deve-se dizer que o F 330 P4 é estéticamente muito parecido com o F 330 P3, como testemunho da sutil e contínua evolução a que Enzo Ferrari submetia todos os seus carros de corrida. O F 330 P4 de 1967 apresentava, no entanto, uma grande novidade, um motor V12 ainda mais potente graças às três válvulas por cilindro e a alimentação com o sistema de injeção Lucas. Em relação ao F 330 P3, o chassi era ligeiramente mais curto e possuía suspensões novas que melhoravam o desempenho. O motor alcançava os 3967,44 cc e debitava 450 cv, ao passo que as suspensões eram em quadriláteros deformáveis, muito sofisticadas para a época. A velocidade máxima chegava aos 338 Km/h.

     Considerado um carro forte e pesado, mas também escultural e balanceado, muitos acreditam que seja o modelo Esporte mais bonito do mundo automobilístico. Com ele, pela décima terceira vez o prêmio de Construtores fica com a casa de Maranello. No entanto, as novas regras para os modelos participantes no Mundial de 1968, impediram a inscrição do F 330 P4.

     Hoje, o F 330 P4 é um sonho de luxo milionário, voltado para poucos que possuem patrimônios dignos de conto de fadas. É quase impossível encontrar um carro deste a venda, porque ninguém quer se desfazer. Difícil estimar um valor, mas as suas cotações estão sempre no nível máximo. Coisas de sultões e milionários da Forbes.

     O F 330 P4 é uma emoção, uma confluência de velocidade, de técnicas, de estilo e de melodias, que se fundem em uma excitante mistura, cuja composição nos remete às rimas das poesias mais bonitas. Ancor più, torneremo.

 

Um comentário:

  1. Ahaaa, então conseguiu enfim!!! As fotos ficaram mesmo legais... Obrigada, obrigada... =D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...