O Ferrari Enzo é um dos carros mais exclusivos do mundo. Como já se tornou lenda, não é qualquer pessoa que pode comprá-lo, mas apenas as pessoas escolhidas pela fábrica de Maranello. Imagine, então, que o dono de uma das unidades deste carro tenha dinheiro suficiente para querer ainda mais, pedindo ao estúdio Pininfarina que a personalize, criando um carro único. Imaginou? Nem precisava... Dê uma olhada no carro acima, o Ferrari P4/5. Ele é a materialização de tudo o que foi descrito.
James Glickenhaus, um colecionador norte-americano, queria que seu Enzo se parecesse mais com um esportivo da década de 1960. Quem melhor para fazer a modificação que a empresa que o desenhou? Glickenhaus não teve dúvidas e foi bater na porta da Pininfarina para a recriação de seu automóvel, que se encantou com a possibilidade oferecida pelo colecionador.
“Este projeto representa um desafio excitante, que era o de atender as demandas do cliente da melhor forma possíve sem deteriorar o enfoque da empresa, baseado em estilo e inovação”, disse Andrea Pininfarina, presidente do mítico estúdio.
O ponto de partida foi a idéia de fazer um carro com extrema vocação esportiva. Não apenas um carro de apresentação, mas um veículo para ser usado (e aproveitado) na estrada.
Depois da criação dos desenhos, o estilo final foi definido com modelagem em computador. Mais de 200 componentes foram especificamente desenvolvidos para o P4/5, como os faróis bixenônio com o inovador sistema de leds brancos e amarelos e as rodas de 20 polegadas, esculpidas a partir de um bloco único.
A carroceria, como não poderia deixar de ser, são feitas inteiramente em fibra de carbono. A capota não existe, ou melhor, ela forma um conjunto único com o pára-brisa. Portas-tesoura garantem o acesso ao interior.
No que se refere ao belo motor, um V12 de 5.998 cm³ e 650 cv a 7.800 rpm, com torque de 67,4 kgm a 5.500 rpm, ele é coberto por uma capa transparente em formato de gota ladeada por dois escapes recobertos de cerâmica, dando a aparência de esportivo da década de 1960 que Glickenhaus tanto queria.
Para garantir que o P4/5 conseguisse os mesmos números de desempenho do Enzo, ou seja, 0 a 100 km/h em 3,6 s e velocidade máxima de 347 km/h, com o mesmo silêncio e conforto proporcionado pelo carro original, o P4/5 foi extensivamente testado em túnel de vento no centro de pesquisa de Grugliasco, em Turim, na Itália. Isso faz com que todos os apêndices aerodinâmicos do carro funcionem, o que nem poderia deixar de acontecer, considerando o desempenho que o carro tem. Além do exterior, todo o interior do carro seguiu os pedidos feitos pelo colecionador norte-americano.
Um carro tão especial não poderia encontrar lugar melhor para ser exposto ao público pela primeira vez: o Pebble Beach Concours d’Elégance, considerado o evento de carros antigos mais importante do mundo. “A Pininfarina tem sido um participante importante do mundo automotivo há décadas, como diversos projetos nossos já demonstraram. O P4/5 e o Ferrari 612 Scaglietti “K”, apresentado em Villa D’Este, nos dá a chance de mostrar nossa excelência em criatividade, disponibilizando nosso know-how a clientes especiais de modo a oferecer uma verdadeira experiência pessoal que vai muito além de simplesmente permitir que eles desenhem seus próprios automóveis”, disse Pininfarina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário