Uma das novidades deste GP foi a expansão da equipe ATS, que agora contava com dois, carros um para Hans Heyer e outro para Jean Pierre Jarier.
Hans Heyer em volta omboard ATS:
Na qualificação, Jody Scheckter (Wolf), ficou com a pole e John Watson foi o segundo em sua Brabham- Alfa Romeo. Então veio o líder do Campeonato do Mundo, Niki lauda, na Ferrari e James Hunt da McLaren. Hans Stuck foi o quinto mais rápido no seu Brabham, enquanto Laffite foi o sexto na Ligier. O "top ten" foi completo por Michael Andretti (Lotus), Reutemann (Ferrari), Nilsson (Lotus) e Brambilla (Surtees). Patrick Tambay ficou com um impressionante 11º lugar em sua Theodore Racing Ensign, enquanto Mass (usando um McLaren M26) foi o 13º.
Na corrida, houve um acidente na parte de trás do grid envolvendo os carros de Regazzoni (Ensign) e Alan Jones (Shadow).
Na frente, Scheckter era seguido por Watson, com Lauda em terceiro, Hunt em quarto e Stuck em quinto. Atrás do alemão vinha Laffite, Reutemann e Andretti. Os dois últimos logo ultrapassaram o Ligier enquanto a corrida de Watson terminava na sétima volta, com falha do motor. Este fato deixava Scheckter, temporariamente tranquilo, na liderança. Mas Lauda desafiaria o sulafricano na volta 13, assumindo a liderança da corrida. Hunt tentou segui-lo, duelando com Scheckter. No entanto, o motor de Hunt apresentou problemas e ele se retirou do GP na volta 33. Por essa altura, Stuck era o terceiro, com Reutemann em quarto. Andretti perdeu o quinto lugar após apresentar uma falha do motor e, assim, esta posição ficou para Brambilla, enquanto Tambay herdou a sexta posição, após Tyrrell de Peterson ter problemas de motor, nas últimas voltas.
Últimas voltas do GP de Hockenheim:
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