quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Niki Lauda em Zandvoort (1977): sexagésima oitava vitória da Ferrari


     Haviam 34 carros para disputar 26 posições no grid e por isso os organizadores holandeses decidiram ter uma sessão de pré-qualificação como aconteceu em Silverstone.


      Na qualificação, a pole position ficou com Mario Andretti (Lotus) que foi seguido por Jacques Laffite (Ligier-Matra). Na segunda fila ficaram os eternos rivais Niki Lauda (Ferrari) e James Hunt (McLaren). A terceira fila foi dividida por Carlos Reutemann (Ferrari) e Gunnar Nilsson (Lotus). Então veio John Watson (Brabham) e Ronnie Peterson (Tyrrell). O  "top ten" foi completado pela Renault de Jabouille e a Ensign de Clay Regazzoni. Alan Jones ficou com a 13° posição e Jody Scheckter foi o 15°.

      No início, Hunt foi mais rápido e, ele e Andretti contornaram a curva Tarzan lado a lado, sendo que o americano teve que "tirar o pé" para não ir parar na grama. Hunt assumiu a liderança e Andretti, em função da hesitação, acabou perdendo também a segunda posição para Laffite. Mais atrás, houve grande emoção com os problemas com o carro de Watson e com a colisão de Mass (McLaren) e Jones e o consequente abandono.

     Andretti ultrapassou Laffite, recuperando o segundo lugar no início da terceira volta e, em seguida, lutou pela liderança. No início da sexta volta, Andretti tentou duelar do lado de fora da pista com a McLaren, na mesma curva Tarzan. Desta vez, Andretti não "tirou o pé" e o resultado foi a colisão entre os dois carros. Andretti rodou e Hunt foi lento para os boxes, abandonando na sequência.




     Isso colocou Laffite na liderança, com Lauda e Reutemann atrás dele. A seguir vinha Andretti que estava se recuperando na pista. Ele duelou com Reutemann até a volta 15, quando sofreu uma falha do motor. Na 20° volta, Lauda desafiou Laffite pela liderança e conseguiu ultrapassá-lo. Daí para a frente, a ordem destas posições permaneceu inalterada até a bandeirada final. O terceiro lugar estava sendo disputado por Reutemann e Nilsson, mas na volta 34 os dois colidiram. Nilsson abandonou o GP e Reutemann conseguiu retornar. Isto elevou Patrick Tambay (Theodore Ensign ) para o terceiro lugar, mas ele ficou sem combustível na penúltima volta e assim Scheckter ficou em terceiro, com Emerson Fittipaldi em quarto, Tambay em quinto, à frente de Reutemann.


     Melhors momentos do GP:

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