A Ferrari confessou que assumiu mais riscos no carro deste ano do que em seus antecessores, depois de apresentar o agressivo modelo F2012, em Maranello, na última sexta-feira.
Apesar de o degrau no bico ser a parte que mais chama atenção no carro, a escolha mais radical é o fato de ser o primeiro carro de F1 desde a Minardi de 2001 que tem uma suspensão dianteira pull-rod, solução que tem um ângulo diferente das barras e que era utilizada na traseira da Red Bull desde 2009.
Além disso, o time trabalhou duro nos defletores laterais e na traseira do carro para tentar melhorar a aerodinâmica e superar a Red Bull.
O diretor técnico Pat Fry confirmou que a Ferrari decidiu ter uma abordagem agressiva no carro deste ano, e não teve medo de ultrapassar barreiras.
“Muitas pessoas disseram várias coisas, e esse é um pequeno passo à frente de onde estávamos. Certamente nós assumimos mais riscos no desenho base do carro, mas todos fizeram um ótimo trabalho.”
“Precisamos nos concentrar e começar a trabalhar para termos atualizações na primeira corrida e durante o ano”, afirmou o dirigente em entrevista ao site oficial da Ferrari.
A Ferrari está planejando um grande pacote de desenvolvimento para ser introduzido para o teste final em Barcelona, em março, já que mais avanços são necessários para a primeira corrida na Austrália.
A F2012 tem pouco a ver com o carro do ano passado e tem grandes mudanças no conceito de seu projeto. O chefe de projeto Nikolas Tombazis disse que o time se baseou em lições do ano passado, assim como em novas ideias.
“A asa dianteira é uma evolução da asa que usamos nas últimas corridas do ano passado. Aprendemos muito com alguns desenvolvimentos, e teremos mais evolução para o terceiro teste e antes da primeira corrida da temporada.”
“O bico tem um desenho estranho e isso é resultado do regulamento, que exige que o bico seja bem baixo, mas a dinâmica exige que temos que ter a parte mais baixa do chassi o mais alta possível. Mesmo não sendo esteticamente agradável, acreditamos que é a solução mais eficiente para esta área do carro.”
“Uma das inovações do carro é a suspensão dianteira. Por motivos aerodinâmicos, escolhemos a solução de termos uma suspensão ‘pull rod’. Nos tomou tempo para trabalhar na mesa de projeto e estrutura e no departamento de dinâmica do veículo para recuperarmos todas as características mecânicas que queríamos.”
“Acredito que conseguimos isso, mas também acho que encontramos uma vantagem aerodinâmica nesta solução.”
A Ferrari também trabalhou em uma filosofia diferente para seus defletores laterais para melhorar a aerodinâmica. A traseira do carro também é mais estreita, e o pacote da caixa de câmbio mais estreita.
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