Mal os difusores soprados foram banidos e os carros da nova temporada foram lançados sem o artifício, uma nova polêmica foi lançada acerca do posicionamento dos escapamentos dos carros de Ferrari e McLaren.
Desde que seus respectivos modelos, a F2012 e o MP4-27, foram apresentados e colocados para andar nos testes em Jerez, as concorrentes questionam junto à FIA a legalidade da posição dos exaustores dos dois carros, considerando que as soluções encontradas pelas duas equipes estão fora do regulamento.
Conforme prevê a nova regra, o bocal dos escapamentos não deve estar voltado para a parte de baixo do carro e não pode emitir os gases produzidos pela combustão do motor de nenhuma maneira que proporcione ganho aerodinâmico.
Tanto o time britânico quanto a rival italiana desenharam escapamentos com o bocal direcionado para partes específicas da parte traseira, jogando o ar sobre as rodas e outros componentes. A interpretação gerou reclamações por parte de times como a atual bicampeã Red Bull, que apresentou uma solução mais "ao pé da letra" com relação ao regulamento no RB8.
A despeito dos protestos, o jornalista da rede de televisão "Sky Sports", Ted Kravitz, declarou em entrevista ao site da rede que o diretor de provas da federação, Charlie Whiting, concordou com a legalidade dos equipamentos e deve aprová-los.
"Ouvi de fontes seguras que Charlie Whiting disse ter considerado os escapamentos de Ferrari e McLaren dentro das regras", afirmou. "Apesar de os bocais estarem virados para algumas áreas específicas, gerando aparente benefício aerodinâmico, o que seria contra o regulamento, Whiting acredita que eles estão de acordo tanto com o texto quanto com a intenção da norma", explicou.
Segundo Kravitz, com a luz verde dada ao conceito, outras escuderias devem aparecer com exaustores parecidos já na próxima rodada de testes, em Barcelona, a partir do próximo dia 21, ou no máximo na terceira bateria, também no circuito catalão, de 1º a 4 de março. "Devemos ver desenhos mais exóticos para o escapamentos", previu.
Fonte: UOL
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