sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Massa afirma que carro da Ferrari está melhor em Barcelona


     Depois de demonstrar descontentamento com a F2012 na bateria de testes em Jerez, há duas semanas, Felipe Massa adotou um discurso mais ameno após sua primeira experiência com o novo carro da Ferrari na rodada de Barcelona.

     Na quinta-feira, o brasileiro completou 97 voltas e foi o sexto mais rápido. Após o treino, ele afirmou que o carro da escuderia italiana está melhor, embora reconheça que o desenvolvimento ainda precisa ser aprimorado.

     "O carro está melhor do que em Jerez, com certeza, e estamos começando a definir como devemos agir para continuar evoluindo", declarou.

     Segundo Massa, o ritmo apresentado na pista espanhola foi bom, especialmente porque ele fez todos os trechos em pista com os pneus mais duros da Pirelli. "Andei sempre com os pneus mais duros e fiquei razoavelmente satisfeito com o trabalho que fizemos. Amanhã [hoje] eu vou testar outros compostos e vamos atuar na sintonia fina da F2012", avisou.

     "Será importante ganhar mais quilometragem nesses cinco dias finais de testes [contando a bateria do início de março, também em Barcelona], para estarmos melhor preparados para a primeira corrida da temporada [GP da Austrália]", ressaltou.

     Nesta quinta, a Ferrari confirmou uma alteração em seu cronograma de testes para a última rodada. Em vez de testar dos dias 1º a 4 de março, conforme o cronograma padrão, a equipe irá treinar dos dias 2 a 5. Massa será o responsável por conduzir o programa no primeiro e terceiro dias, enquanto o companheiro Alonso treinará na segunda e quarta datas.

     Nesta sexta-feira, Felipe estará na pista para a última sessão da bateria desta semana.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Campeão da F1 diz que motivos econômicos mantiveram Massa na Ferrari

Campeão em 1982, Keke disse que saída de Kimi manteve Massa na Ferrari

     Em baixa desde o vice-campeonato de 2008, Felipe Massa inicia a temporada 2012 pressionado. Com contrato até o final do ano, o piloto brasileiro pode ter a última chance da carreira em uma equipe de ponta. E para o campeão da Fórmula 1 em 1982, o finlandês Keke Rosberg, pai do piloto da Mercedes, Nico Rosberg, a saída de Massa poderia ter acontecido antes não fossem motivos econômicos.

     Keke disse ser uma surpresa constatar que após duas temporadas ruins, a Ferrari mantenha Massa entre os pilotos. E a saída de Kimi Raikkonen no final de 2009, é a explicação para isso.

     "Acho que eles queimaram muito dinheiro com a rescisão de Kimi. Eles poderiam pagar a rescisão de Massa em 2009, mas em alguns momentos você tem que ser econômico. Nem sempre é possível escolher a opção mais cara", explicou.

     Em 2012, Massa fará sua sétima temporada na escuderia italiana. Com a Ferrari, o brasileiro venceu 11 corridas, a última em 2008.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Itália - A maior fábrica de sonhos!!!


Fonte: Auto Esporte 19/02/2012

Massa: F2012 tem potencial, mas precisa de quilometragem


     Felipe Massa declarou que confiabilidade será muito importante para a F2012 durante os testes em Barcelona, da próxima semana, pois a Ferrari precisa acumular quilometragem com seu novo carro.

     O brasileiro explicou que realizou testes no simulador do time durante a semana de folga e que a equipe tem várias ideias para experimentar durante as sessões da próxima semana.

     “Eu andei com o carro no Circuito da Catalunha, pelo menos no simulador. Os últimos dois dias foram muito interessantes, pois andamos tanto na pista em que o carro já esteve, em outras palavras, Jerez, e depois em outro circuito”, afirmou o piloto ao site oficial da Ferrari.

     “Temos muito trabalho pela frente para acertamos a F2012, mas, como tanto Fernando como eu dissemos na semana passada, acredito que o carro tem bastante potencial. Será importante completar muitos quilômetros na semana que vem, pois temos muitas ideias e queremos experimentar e será essencial não termos problemas. Sei que o time trabalhou muito para garantir que eu e Fernando possamos completar muitas voltas.”

     Massa também lembrou que os tempos ao final do dia não são importantes nesta fase do desenvolvimento do carro.

     “Direi isso antes de irmos para lá: novamente, na próxima sessão, não estaremos olhando para o relógio, especialmente porque você nunca sabe o que seus rivais estão fazendo. A verdade é que tudo deve começar a ficar claro apenas em Melbourne.”

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Ferrari celebra primeira vitória na F-1 com F 599 especial


     A Ferrari celebrau o 60º aniversário de sua primeira vitória na Fórmula 1 (Silverstone 1951, com Froilan Gonzalez) com uma edição mais que especial da 599 GTB Fiorano, chamado de 60 F1.

     O esportivo é baseado na F 599 equipada com o pacote HGTE e será oferecida em três opções de acabamento que reproduzem os carros de F-1. Além da pintura especial com os logotipos da Scuderia Ferrari, a F 599 GTB 60 F1 tem tampa do combustível em alumínio, rodas de liga leve de 20 polegadas, interior revestido em Alcantara, bancos do tipo concha com cintos de três ou quatro pontos (iguais aos usados em competições) e uma placa comemorativa com os autógrafos de Froilan Gonzalez (responsável pela primeira vitória da Ferrari em 1951) e Fernando Alonso.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

FIA irá aprovar escapamentos de Ferrari e McLaren, diz jornalista

Ferrari mandou aviso aos fãs: bico do F2012 não é esteticamente agradável. Foto: Ferrari/Divulgação

     Mal os difusores soprados foram banidos e os carros da nova temporada foram lançados sem o artifício, uma nova polêmica foi lançada acerca do posicionamento dos escapamentos dos carros de Ferrari e McLaren.

     Desde que seus respectivos modelos, a F2012 e o MP4-27, foram apresentados e colocados para andar nos testes em Jerez, as concorrentes questionam junto à FIA a legalidade da posição dos exaustores dos dois carros, considerando que as soluções encontradas pelas duas equipes estão fora do regulamento.

     Conforme prevê a nova regra, o bocal dos escapamentos não deve estar voltado para a parte de baixo do carro e não pode emitir os gases produzidos pela combustão do motor de nenhuma maneira que proporcione ganho aerodinâmico.

     Tanto o time britânico quanto a rival italiana desenharam escapamentos com o bocal direcionado para partes específicas da parte traseira, jogando o ar sobre as rodas e outros componentes. A interpretação gerou reclamações por parte de times como a atual bicampeã Red Bull, que apresentou uma solução mais "ao pé da letra" com relação ao regulamento no RB8.

     A despeito dos protestos, o jornalista da rede de televisão "Sky Sports", Ted Kravitz, declarou em entrevista ao site da rede que o diretor de provas da federação, Charlie Whiting, concordou com a legalidade dos equipamentos e deve aprová-los.

     "Ouvi de fontes seguras que Charlie Whiting disse ter considerado os escapamentos de Ferrari e McLaren dentro das regras", afirmou. "Apesar de os bocais estarem virados para algumas áreas específicas, gerando aparente benefício aerodinâmico, o que seria contra o regulamento, Whiting acredita que eles estão de acordo tanto com o texto quanto com a intenção da norma", explicou.

     Segundo Kravitz, com a luz verde dada ao conceito, outras escuderias devem aparecer com exaustores parecidos já na próxima rodada de testes, em Barcelona, a partir do próximo dia 21, ou no máximo na terceira bateria, também no circuito catalão, de 1º a 4 de março. "Devemos ver desenhos mais exóticos para o escapamentos", previu.

Fonte: UOL

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Alonso espera Ferrari melhor para os testes de Barcelona


     Fernando Alonso prometeu que a Ferrari irá chegar para o próximo teste, em Barcelona, em uma forma muito melhor do que apresentou em Jerez.

     Apesar do espanhol ter ficado com o melhor tempo do último dia de sessão (sexta-feira), depois de alguns stints curtos pela manhã, o diretor técnico da Ferrari, Pat Fry, afirmou durante a semana que não estava contente com a evolução do time.

     Mas enquanto muitos questionamentos são levantados sobre a Ferrari, com Alonso admitindo que a confiabilidade do carro é uma das preocupações. O espanhol acredita que o time irá trabalhar durante a próxima semana para resolver os problemas para a segunda fase dos testes, em Barcelona, no final do mês.
“Ainda acho que temos um longo caminho até a Austrália, em termos de quantos dias e testes ainda podemos fazer”, explicou o piloto de 30 anos.

     “A evolução nestes quatro dias foi muito grande para nós. Talvez em desempenho ou nos tempos, já que não sei como os tempos foram nos dois primeiros dias ou quais as condições da pista comparadas com agora, mas definitivamente todos os testes que fizemos e todo o aprendizado do carro foram positivos para nós.”

     “Chegaremos em Barcelona muito mais preparados do que agora em Jerez. Isso também foi o que Pat quis dizer ontem: chegamos em Jerez pensando uma coisa do carro, e, talvez, não era exatamente daquela maneira.”

     “Mas trabalhamos e encontramos desempenho, ficamos contentes e encontramos o nível de confiança para a pilotar este carro agora nos dias três e quatro. Então, o primeiro dia em Barcelona será um começo muito melhor.”

     Apesar de sua fé de que a Ferrari estará melhor em Barcelona, ele também acredita que é vital para o programa de testes do time, se destacar pela confiabilidade, o que limitou a quilometragem tanto de Felipe Massa e Fernando Alonso durante os quatro dias.

     “Acho que ainda estamos no começo, e ainda temos muito trabalho para fazer”, explicou. “No momento, precisamos manter o aprendizado do carro, já que talvez conhecemos apenas 20% do que precisamos. E nos próximos dias vamos tentar ver o resto.”

     “Ainda, tem muito trabalho de acerto para fazer, pois estamos concentrados aqui principalmente na aerodinâmica e na velocidade constante, e alguns testes diferentes, mas tem muito para vir do acerto.”

     “Infelizmente temos apenas mais dois testes, pois temos um a menos do que no ano passado. Então, em Barcelona, precisamos otimizar o tempo na pista e talvez este seja o único lado negativo de hoje, que em oito horas de pista aberta, completamos apenas 39 voltas. Então, em Barcelona, precisamos fazer mais de 100 voltas, pois toda a informação nestas voltas será valiosa.”

     Uma área que Alonso sente que a equipe conseguiu melhorar é o aquecimento de pneus que a Ferrari enfrentou no ano passado.

     “O ponto forte do carro que eu senti até agora é em relação ao aquecimento dos pneus. Parece que podemos tirar o máximo na primeira volta, algo que não podíamos fazer no ano passado. Sobre as coisas que precisamos melhorar estão aerodinâmica e confiabilidade, pois entre os dias 3 e 4, nós andamos pouco.”

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Diretor da Ferrari diz não estar feliz com o atual estágio do carro para temporada 2012

Felipe Massa testou o carro da Ferrari nos dois primeiros dias de treinos da F-1 em Jerez

     Enquanto Red Bull e McLaren comemoram os bons resultados nos primeiros testes da Fórmula 1 no ano, a Ferarri não está feliz com o atual estágio de desenvolvimento do seu novo carro para a temporada 2012.

    “Eu não estou feliz com onde estamos até o momento”, revelou Pat Fry, diretor técnico da escuderia italiana, em entrevista a Autosport.

    “Eu penso que existe muito espaço para melhorarmos em relação ao nível que estamos. A confiabilidade é boa. Nossa performance também está ok, mas nós podemos ‘brincar’ com o desempenho e melhorar (o carro) em alguns cantos e peças particulares, mas eu não diria que estou feliz ainda até tudo funcionar”, continou.

     Fry afirmou que o pouco tempo de testes na categoria faz com que as escuderias tenham que apresentar soluções rapidamente. “Certamente, três testes em vez de quatro, comprime, as coisas um pouco. Acho que temos muito trabalho a fazer”, resumiu.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ferrari: primeira experiência com a F2012 foi satisfatória


     O projetista chefe da Ferrari, Nikolas Tombazis, declarou que o time ficou satisfeito com o primeiro teste do modelo F2012 em pista, nesta terça-feira, no circuito de Jerez, já que a escuderia italiana foi forçada a cancelar o shakedown programada para seu novo carro na semana passada, devido a uma forte nevasca que caiu sobre a região do circuito de Fiorano.

     Felipe massa foi o responsável por registrar os primeiros quilômetros de rodagem ao carro, completando um total de 69 voltas. Entretanto, o brasileiro teve um desempenho modesto, terminando o dia em nono, a mais de três segundos do melhor tempo, registrado por Kimi Raikkonen.

     Ao avaliar o desempenho, Tombazis reconheceu que ainda há muito trabalho a ser feito. "Toda pré-temporada representa um trabalho imensamento intenso, portanto dizer que estamos em um bom patamar antes do [GP da] Austrália seria um pouco arrogante de nossa parte", declarou o projetista ao AUTOSPORT.

     "Teremos muito trabalho pela frente, mas acreditamos que estamos em uma boa posição com relação ao que esperávamos para este primeiro dia", explicou.

     Segundo Nikolas, a Ferrari não teve escolha a não ser adotar uma postura arrojada no desenho de seu novo carro, na tentativa de apagar uma temporada frustrante em 2011 e tentar voltar aos tempos de vitórias.
"Decidimos que a única maneira de progredir seria apostar na agressividade. Ainda é muito cedo para dizer se podemos vencer neste ano ou não, mas se há algo do qual não poderemos ser acusados é de sermos muito cautelosos com este carro", pontuou.

     "Apostamos no arrojo e creio que isso foi bastante influenciado por Pat [Fry, diretor técnico], bem como pela análise de nossa postura ao longo dos últimos anos", concluiu.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Felipe Massa testa o novo F2012


     O primeiro teste coletivo da temporada de 2012 da F1 teve Felipe Massa estreando o novo modelo da Ferrari, o F2012. O piloto brasileiro conduzirá os trabalhos do time de Maranello no primeiro dia do exercício, na pista de Jerez de la Frontera, e no dia seguinte. Alonso assume os trabalhos nos dois dias subsequentes. 

Mais de 5 milhões visitam site da Ferrari para ver a nova F2012


     Em apenas dez horas, o site da Ferrari recebeu mais de cinco milhões de visitantes durante a última sexta-feira, dia de lançamento da nova F2012.

     O time realizou uma transmissão ao vivo da apresentação do carro, além de ter postado fotos e vídeos, o que atraiu os fãs da marca de Maranello.

    A Ferrari também comemorou a distribuição das visitas, destacando que o site foi visto por muitas pessoas em “Cuba e outras ilhas do Caribe”.

     Obviamente que a maior parte dos visitantes foi da Itália, mas a própria equipe mostrou surpresa a ver a Finlândia na segunda posição da estatística, logo à frente da Espanha, de Fernando Alonso.

     “O fato do ex-piloto da Ferrari Kimi Raikkonen estar retornando à F1 renovou o interesse dos finlandeses no esporte, mas poucos apostariam que isso seria algo tão generalizado”, afirmou o time, em comunicado.

Fonte: http://tazio.uol.com.br/noticia/

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Alonso: “Todos os carros da Ferrari são bonitos”


     Até mesmo os engenheiros da Ferrari admitiram na última sexta-feira, dia de lançamento do novo carro da equipe, que o degrau no bico do modelo F2012 “não é esteticamente agradável”.

     Porém, Fernando Alonso mostrou ter outro olhar sobre o carro e afirmou que gosta da engenhosidade colocada no modelo.

     “Gosto do formato, gosto da criatividade do formato do novo carro. Quando um carro te surpreende no primeiro olhar, é sempre algo positivo. De fora, é sempre difícil ver se é um carro rápido ou lento, mas a primeira impressão é muito boa”, declarou o bicampeão mundial.

     O espanhol ainda explicou que, apesar das críticas feitas ao desenho da F2012, não existem carros feios produzidos em Maranello, principalmente por causa da tradição que todo modelo da equipe italiana carrega.

     “Acho que todos os carros da Ferraris são bonitos. Não lembro de nenhuma Ferrari feia. A cor vermelha, a paixão, todo carro que a Ferrari fabrica é bonito”, disse.

Fonte: http://tazio.uol.com.br/noticia/

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Ferrari 458 Itália do Boninho


     Boninho foi flagrado em maio do ano passado, circulando pela Barra da Tijuca, no Rio, com seu último brinquedinho de luxo: uma Ferrari que custa cerca de R$1,6 milhão. O diretor do “BBB” é agora dono de um dos modelos mais recentes da marca, o F 458 Itália. Até abril, haviam sido vendidas apenas 16 unidades no País, em 2011.



     Boninho, como já se sabe no Rio, é fã de carrões. No ano passado, o diretor circulava pelas ruas da cidade com outro poderoso automóvel vermelho, um Audi R8, avaliado em R$ 555 mil. Ao perceber a presença dos fotógrafos, o diretor sorriu e fez graça para as lentes...

Alonso: “F2012 é bem diferente do que vi aqui nos últimos dois anos”


     Fernando Alonso afirmou na última sexta-feira, após o lançamento do carro de 2012 da Ferrari, que tem certeza que a equipe italiana será forte durante a temporada 2012.

     O espanhol venceu apenas uma corrida em 2011, em um ano decepcionante para o time de Maranello. Agora, a equipe visa voltar a vencer o campeonato mundial, depois de cinco anos longe da taça.

     O bicampeão mundial se mostrou otimista em relação às suas perspectivas para 2012 e elogiou a abordagem mais agressiva da Ferrari no desenho do novo carro, que tem um degrau no bico, assim como os modelos de Caterham e Force India.

      “Parece muito diferente do que eu vi aqui nos últimos dois anos. É minha terceira temporada pela Ferrari e vou começar com a mesma força e determinação. Quero ir bem”, afirmou o piloto.

      “Claro que a temporada será competitiva, mas queremos ver os carros vermelhos no pódio. Vamos começar [a trabalhar] na semana que vem em Jerez e continuaremos juntos. Tenho certeza que iremos bem.”
Alonso também disse que confia na capacidade da Ferrari em desenvolver o carro para que o novo modelo chegue competitivo à primeira etapa do Mundial, em Melbourne.

      “Acredito na habilidade que temos aqui na Ferrari. Temos dois meses para ficarmos prontos antes da primeira etapa. Temos que lutar pelo título e tentar conquistar o máximo de ponstos possíveis. Nós realmente queremos estar no topo da classificação.”

     “Temos que ser consistentes e firmes e tenho certeza que vamos conseguir alcançar grandes objetivos”, concluiu o espanhol.

Massa se diz impressionado com nova Ferrari: “É agressiva”


     Felipe Massa elogiou o desenho da F2012, novo modelo da Ferrari lançado nesta última sexta-feira, e se mostrou otimista para a próxima temporada.

     “Deixe-me dizer o que ela parece: muito agressiva. É parte dos meus sonhos. Sei que existem muitas ideias que são discutidas quando se trata de um novo carro. Sempre quisemos desenvolver novos modelos, então, estou impressionado com o novo carro.”

     “Começamos [a trabalhar] em alguns dias e tenho certeza que o campeonato será ótimo e muito competitivo”, afirmou o piloto brasileiro.

     Durante o Wrooom, evento de mídia da Ferrari realizado em janeiro, o chefe da equipe, Stefano Domenicali, não escondeu que 2012 será um ano em que Massa terá que mostrar um desempenho melhor do que nas últimas duas temporadas para tentar se manter na equipe.

     Felipe declarou que está concentrado e confiante de que conseguirá voltar a brigar por vitórias e pelo título mundial.

     “Será um ano importante para mim e para toda a equipe em 2012, será o ano da vitória. Queremos brigar pelo campeonato novamente. Quero acreditar na minha habilidade e no nosso carro e isso é que devemos fazer.”

     “Queremos ver a Ferrari vencendo sempre que possível. Sinto aqui uma força. Estou focado em vencer. Estou otimista e quero começar na maneira certa para chegar ao final do campeonato da melhor maneira possível”, concluiu.

Ferrari afirma que assumiu mais riscos no F2012


     A Ferrari confessou que assumiu mais riscos no carro deste ano do que em seus antecessores, depois de apresentar o agressivo modelo F2012, em Maranello, na última sexta-feira.

     Apesar de o degrau no bico ser a parte que mais chama atenção no carro, a escolha mais radical é o fato de ser o primeiro carro de F1 desde a Minardi de 2001 que tem uma suspensão dianteira pull-rod, solução que tem um ângulo diferente das barras e que era utilizada na traseira da Red Bull desde 2009.

     Além disso, o time trabalhou duro nos defletores laterais e na traseira do carro para tentar melhorar a aerodinâmica e superar a Red Bull.

     O diretor técnico Pat Fry confirmou que a Ferrari decidiu ter uma abordagem agressiva no carro deste ano, e não teve medo de ultrapassar barreiras.

     “Muitas pessoas disseram várias coisas, e esse é um pequeno passo à frente de onde estávamos. Certamente nós assumimos mais riscos no desenho base do carro, mas todos fizeram um ótimo trabalho.”

     “Precisamos nos concentrar e começar a trabalhar para termos atualizações na primeira corrida e durante o ano”, afirmou o dirigente em entrevista ao site oficial da Ferrari.

     A Ferrari está planejando um grande pacote de desenvolvimento para ser introduzido para o teste final em Barcelona, em março, já que mais avanços são necessários para a primeira corrida na Austrália.

     A F2012 tem pouco a ver com o carro do ano passado e tem grandes mudanças no conceito de seu projeto. O chefe de projeto Nikolas Tombazis disse que o time se baseou em lições do ano passado, assim como em novas ideias.

     “A asa dianteira é uma evolução da asa que usamos nas últimas corridas do ano passado. Aprendemos muito com alguns desenvolvimentos, e teremos mais evolução para o terceiro teste e antes da primeira corrida da temporada.”

     “O bico tem um desenho estranho e isso é resultado do regulamento, que exige que o bico seja bem baixo, mas a dinâmica exige que temos que ter a parte mais baixa do chassi o mais alta possível. Mesmo não sendo esteticamente agradável, acreditamos que é a solução mais eficiente para esta área do carro.”

     “Uma das inovações do carro é a suspensão dianteira. Por motivos aerodinâmicos, escolhemos a solução de termos uma suspensão ‘pull rod’. Nos tomou tempo para trabalhar na mesa de projeto e estrutura e no departamento de dinâmica do veículo para recuperarmos todas as características mecânicas que queríamos.”

     “Acredito que conseguimos isso, mas também acho que encontramos uma vantagem aerodinâmica nesta solução.”

     A Ferrari também trabalhou em uma filosofia diferente para seus defletores laterais para melhorar a aerodinâmica. A traseira do carro também é mais estreita, e o pacote da caixa de câmbio mais estreita.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Ferrari lança seu modelo 2012, com degrau no bico

Ferrari apresentou o modelo 2012 pela internet devido à neve em Maranello





     A Ferrari teve que cancelar a cerimônia de apresentação e as primeiras voltas do novo modelo para a temporada de 2012 devido à neve em Maranello. Assim, nesta sexta-feira, a escuderia italiana mostrou o carro através de seu site oficial. A principal novidade foi o degrau no bico, que a própria escuderia admitiu ser feio.

     O nariz conta com um degrau, o que não é esteticamente satisfatório: de acordo com as regras para deixar a parte frontal mais baixa, esta foi uma maneira de elevar a parte traseira do chassi o máximo possível, por razões aerodinâmicas”, declarou a Ferrari através de comunicado oficial.

     Já o brasileiro Felipe Massa ignorou a parte estética e se mostrou bastante empolgado com as novidades: “Devo dizer que ficou muito, muito agressivo. Isto é parte dos meus sonhos. Sempre queremos desenvolver novos modelos, então estou impressionado com o novo carro”.

     Pressionada devido aos quatro anos sem título e resultados decepcionantes na última temporada, quando ficou atrás de Red Bull e McLaren, a Ferrari aderiu à proposta agressiva já adotada pela Caterham para o design da parte frontal.

     Também houve alteração na posição do escapamento. O resultado das mudanças aerodinâmicas serão conferidos primeiramente por Felipe Massa, que vai estrear o novo modelo na semana que vem, durante os testes coletivos em Jerez de la Frontera.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Por nevascas, Ferrari cogita adiar apresentação do novo carro

Equipe de Felipe Massa e Fernando Alonso deve remarcar o evento. Foto: AP

     O rigor do inverno europeu pode forçar a Ferrari a adiar a apresentação do novo modelo da equipe para a temporada de 2012 da Fórmula 1. O evento está programado para a manhã de sexta-feira (horário italiano), mas corre o risco de não acontecer por conta da neve em Maranello.
 
     A apresentação do novo modelo da Ferrari está marcado para o Circuito Fiorano, que atualmente se encontra coberto de neve. O gelo dificilmente derreterá a tempo de o evento ser realizado, e a escuderia italiana já cogita as mudanças.
 
     "Parece que há poucas chances de realizar na pista de Maranello as filmagens para a promoção do carro", admitiu a Ferrari, em nota publicada em seu site oficial. "Mesmo que pare de nevar, é difícil imaginar que o asfalto fique limpo", acrescentou.
 
     As fortes nevascas na Itália já atrapalharam outros eventos esportivos no país. Somente esta semana, uma série de partidas da primeira divisão do Campeonato Italiano foram remarcadas em decorrência do mau tempo.

Fonte: Terra

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Nova McLaren muda retrovisores, e Hamilton brinca: "Felipe deve estar contente"

Hamilton e Button apresentam a nova McLaren MP4-27

     Segunda equipe a fazer o lançamento oficial do carro para a temporada 2012 da Fórmula 1, a McLaren apresentou nesta quarta-feira o MP4-27, um modelo visualmente parecido com o que disputou o Mundial do ano passado, mas com algumas mudanças estruturais. Uma delas foi a da posição dos espelhos retrovisores, o que virou motivo de piada durante a cerimônia.

     Os carros estão com novos retrovisores. Felipe deve estar contente com isso”, brincou Lewis Hamilton, que no ano passado se envolveu em seguidos incidentes de pista com o brasileiro Felipe Massa e chegou a se desentender com o piloto da Ferrari.

     A nova McLaren também mudou ligeiramente o formato do bico, que está mais baixo. No entanto, esperava-se uma alteração mais agressiva na parte frontal, algo parecido com o degrau implementado pela Caterham, tendência que não foi seguida pelos engenheiros de Woking.

     Também houve alterações no escapamento, a fim de se adaptar às novas regras da FIA. Segundo a equipe, o chassi passou por mudanças substanciais, e todos os sistemas foram revisados em relação ao ano passado. O objetivo é alcançar a Red Bull, que em 2011 deixou a McLaren para trás.

     O modelo foi muito elogiado por Hamilton: “Fantástico. O carro mais refinado que eu já vi em um bom tempo”. Já o companheiro Jenson Button exaltou a beleza do carro: “Ele é lindo. Alguns dos que vocês vão ver não são. E isso para mim é importante”.

Massa estreia nova Ferrari nos testes em Jerez de la Frontera


     Felipe Massa será o responsável pela estreia do novo carro da Ferrari na primeira bateria de testes da pré-temporada, entre os dias 7 e 10 de fevereiro, no circuito espanhol de Jerez.

     O brasileiro andará com o bólido nos dois primeiros dias, 7 e 8, conforme confirmou a escuderia em anúncio oficial realizado nesta terça-feira. Depois, ele libera o cockpit para o companheiro espanhol Fernando Alonso nas duas datas finais.

     A partir do dia 21 de fevereiro, quando terá início a segunda bateria da pré-temporada, em Barcelona, também na Espanha, Alonso será o piloto a testar nos dois primeiros dias. Na terceira e última sessão, também em Barcelona e também com duração de quatro dias, de 1º a 4 de março, haverá nova inversão de ordem e Felipe vai guiar o carro na metade inicial.

     O novo carro da Ferrari será lançado em 3 de fevereiro. Ele chegou a ser reprovado pela FIA nos testes de impacto, mas ganhou novas camadas de fibra de carbono para reforçar a segurança e foi homologado.

     Para 2012, a equipe tenta recuperar o terreno perdido para McLaren e, especialmente, Red Bull nos últimos anos. A escuderia italiana conquistou apenas uma vitória na temporada passada e terminou a campanha em terceiro no mundial de construtores.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...