A punição a Felipe Massa no GP da Índia foi muito dura, na opinião de Mark Webber. De acordo com o australiano da Red Bull, os comissários de prova só deveriam infrigir punições em um incidente caso a culpa do piloto em questão estivesse bem clara.
Durante o 24º giro em Buddh, Massa e Hamilton se tocaram na curva cinco quando o inglês da McLaren tentou efetuar uma ultrapassagem por dentro da Ferrari do brasileiro. Após o incidente, os comissários atribuíram a culpa ao ferrarista e o puniram com um drive-through, enquanto Hamilton retornou aos boxes com o bico do carro quebrado. Para Webber, porém, Massa não pode ser responsabilizado 100% pelo incidente.
“Você pode discutir o dia inteiro acerca do certo e do errado no último acidente entre Lewis Hamilton e Felipe Massa, mas na minha opinião, [a culpa] o incidente foi meio a meio”, disse Webber, em sua coluna semanal no site da BBC.
“Eles se tocaram em uma curva bem rápida – quinta marcha a cerca de 220 km/h – portanto os freios não aguentam muito. É muito difícil passar ali mas Lewis contornou bem a curva 4 e superou Felipe por dentro. É aquela coisa de sempre. Lewis foi em cima, Felipe ainda estava na curva, então Lewis tentou recuar, mas não conseguiu”, acrescentou.
Diante do episódio, o veterano da Red Bull teme que os comissários agora se preocupem a punir um piloto a cada colisão.
“Com essas punições, a F1 está se contaminando com uma cultura dos carros de rua. A ideia é que alguém precisa ser culpado quando há um incidente. Neste caso, os comissários entenderam que Felipe poderia dar mais espaço a Lewis e portanto lhe deram uma punição de drive-through”, disse Webber.
“Sim, Felipe poderia ter dado mais espaço a Lewis mas, em minha visão, isso não foi nítido. Os pilotos sempre pedem aos comissários que sejam consistentes – e, para ser justo, é isso que eles estão tentando ser. Mas se alguém cometeu um erro terrível, tudo bem, mas às vezes, é melhor dizer que foi uma dessas coisas que na F1 chamamos de ‘incidente de corrida’ e deixar passar”, acrescentou.
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