sábado, 29 de outubro de 2011

Alonso não descarta vitória: "Temos mais possibilidades"


     A posição final no grid para o GP da Índia, que será disputado neste domingo, no autódromo de Buddh, melhorou as expectativas de Fernando Alonso com relação a uma vitória.

     Neste sábado, o espanhol finalizou a classificação em quarto e herdou um lugar com a perda de posições de Lewis Hamilton. Largando em terceiro, o bicampeão acredita que vai ter mais possibilidades de lutar pela primeiro lugar, já que o ritmo de corrida da Ferrari, segundo ele, costuma ser melhor do que o apresentado em voltas lançadas.

     "Eu acho que é importante para nós estar nas duas primeiras filas do grid, porque geralmente nós sofremos no sábado e melhoramos no ritmo de corrida", avaliou. "portanto, ser o terceiro no grid amanhã [domingo] nos dá uma possibilidade de um resultado melhor na corrida", previu.

     "Se temos um ritmo [de corrida] bom, mas largamos em quinto ou sexto, então, quando conseguimos chegar no pelotão da frente, já é muito tarde. Se largamos mais à frente, podemos ter muito mais possibilidades", disse Alonso.

     De acordo com Fernando, o desgaste e a diferença de performance entre os pneus macios e duros ficou de acordo com o esperado e não deve ser um problema muito grande para a corrida.

     Mas o asturiano ressaltou que as oportunidades de ultrapassagem serão escassas, pelo fato de o asfalto estar muito sujo fora da área do traçado. Dessa forma, para ele, as tentativas terão que ser bem calculadas.
"Fora do traçado, há muito menos aderência e, se você decide ultrapassar, vai ter que se comprometer com a manobra. Por isso, acho que não veremos muitos carros tentando [uma ultrapassagem] duas vezes. Quando você tentar uma ultrapassagem, vai ter que ser de forma decisiva", alertou.

     Outro aspecto posto em destaque por Alonso foi a questão do risco iminente de erros de pilotagem. Como possui pouco grip e muitos esses velozes, que demandam ao piloto buscar sempre o limite, o ferrarista crê que será comum ver escapadas de pista e até acidentes, como o do companheiro Felipe Massa no fim do Q3, que tocou uma zebra muito por dentro e quebrou a suspensão.

     "Eu acho que sim [veremos tantos erros na corrida quanto nos treinos]. Vamos encarar carros diferentes para a corrida, com tanques cheios, pneus se desgastando, sem nenhuma aderência no final dos stints, o que vai fazer com que o carro escape nas curvas", advertiu.

      "Nessa pista, há locais onde não existe muito espaço para o erro. Se você sai do traçado, é bem pior. Às vezes, você está pilotando bem, mas acaba indo para a grama ou pegando uma zebra. É como Mônaco: será difícil para todos nós e teremos que ser cautelosos, porém cientes de que poderão acontecer alguns desses incidentes com qualquer um de nós", concluiu.

     O GP da Índia acontece no domingo, a partir das 7h30 (de Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...