sábado, 1 de outubro de 2011

Ferrari Mythos (1989)




Miniatura de escala 1:24, da Marca Revell, produzida em plástico, com abertura do tampão do motor (traseiro) e com rodas de borracha. A miniatura foi obtida em um Kit para montar.

Sobre o modelo Ferrari Mythos:

     A estrutura do Testarossa, com motor central e radiadores laterais, foi o ponto de partida ideal para um estudo que iria destacar os principais temas da colaboração entre a Pininfarina e a Ferrari, um projeto que remonta idéias tratados em encontro de Enzo Ferrari e Pinin Farina, em 1951.

      Expressão formal do mito Ferrari levada ao extremo, conseqüência de um processo que começou em 1952 com o Ferrari Inter 212. Ilustração perfeita de uma escola de design que enfatiza a simplicidade, elegância e exibicionismo e rejeita modelos do cotidiano. Isto tudo e muito mais foi revelado pela Ferrari Mythos Pininfarina no Tokyo Motor Show de 1989. 

     Tecnicamente, apresenta dois lugares e uma carroceria de fibra de carbono, totalmente removível, sendo construída sobre um chassi tubular do Ferrari Testarossa, reforçado e equipado com dois apêndices aerodinâmicos móveis: um spoiler traseiro e um pico dianteiro cuja a altura e inclinação (até 30 cm e 12 ° para o spoiler) e o deslocamento horizontal (até 3 cm para o pico), são reguladas em termos de velocidade, uma vez que atinge 100 km / h.

     Esteticamente, a Mythos é composta de dois volumes separados pelo cockpit que formam um trapézio visto sobre o plano, uma vez que a grande diferença na distância entre a frente e a traseira do Ferrari Testarossa foi deliberadamente enfatizada. Embora construído com dois elementos distintos, o carro é, no geral,  homogêneo devido a fluidez das linhas que conectam o anterior e posterior.

     As duas entradas de ar laterais são um dos elementos mais importantes no visual, visto tanto de perfil como da frente da macchina. É formado por duas tampas no capô que se abrem para a frente e duas portas de abertura tradicional, que encontram-se praticamente escondida, confiundindo-se com as entradas de ar laterais e as linhas horizontais do carro.

     O grande parabrisa, muito plano, incorpora na porção superior a moldura de um espelho retrovisor e na porção inferior a extensão da base do painel, que está localizado sob o limpador do parabrisa. Uma faixa, sob a qual se encontram as luzes traseiras, cruzam de uma lado para outro. Sobre ela temos o spoiler traseiro equipado com um braço telescópico central, cujas laterais terminam nos flancos do carro. Nenhum elemento decorativo quebra a harmonia dos volumes.

    O interior é decididamente austero: os assentos são fixos e os pedais ajustáveis​​: a ausência de vidros laterais permite a integração entre o painel interno e uma moldura traseira que serve de encosto de cabeça. A instrumentação analógica foi reduzida ao mínimo indispensável e os controles foram colocados em duas projeções em ambos os lados do painel. 

     Motor traseiro, de 5 L, V12 de 180º, 48 válvulas, injeção multiponto, gasolina, que debita 390 CV a 6300 rpm. O câmbio é manual de 5 marchas.

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