segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Ferrari 512 BB (1976)







Miniatura de escala 1:24 da marca Burago, produzida em metal com peças plásticas, apresentando abertura total das portas e tampão do motor (central-traseiro) do centro para a parte posterior.

Sobre o modelo 512 BB

     No inicio da decada de 70 os engenheiros da Ferrari tiveram uma grande conquista, conseguiram tirar da cabeça do Comendador Enzo a ideia de que seus clientes teriam muita dificuldade em guiar carros com um motor central e o convenceram a adotar tal modelo. Surgiram então a serie de Ferraris denominadas Berlinetta Boxers, as BB’s.

    A primeira boxer, uma F 365 GT4 BB, foi apresentada no salão de Turin em 1971, suas vendas começaram em 1973 e 387 unidade foram produzidas até 1976, ano em que foi substituida pela estrela de hoje, a fantastica F 512 BB.

     Seu nome está ligado aos 5 litros de volume do motor 12 cilindros associado a dois outros títulos: Berlinetta, que é o nome dado pelos italianos para um determinado formato de coupés; e boxer, que se refere ao formato de motor em que os pistões estão opostos horizontalmente.

     Os engenheiros italianos conseguiram tirar 340 Hp de potencia e 46 N.m de torque desse motor, o necessário para levar os 1400 Kgs da nossa beldade da imobilidade aos 100 Km/h em apenas 5.4 segundos e atingir 303 Km/h de velocidade máxima, ou seja, números que  se até hoje são incriveis imagine, então, a quase 30 anos atras. Como o motor, transversalmente disposto, excedia a linha do eixo traseiro a distribuição de peso era 40/60.

     Mesmo sendo um carro esportivo, a Ferrari não deixou de pensar no conforto, o carro tinha ar-condicionado e vidros eletricos de série e bancos bem amplos com a opção de revestimento em couro.

      Pessoalmente, sua altura de apenas 112 cm impressiona, sua traseira é tão inconfundivel que "chega a gritar: Eu sou uma Ferrari!”. As 4 saidas de escapamento, ao mesmo tempo que impõem moral, nos deixam ansiosos pela sinfonia que irão produzir. Os detalhes no capô, junto dos farois escamoteaveis, terminam por dar o visual agressivo que o estúdio Pininfarina nunca falhou em deixar nas máquinas que desenham.

     Com a substituição dos 4 carburadores por um sistema de injeção eletrônica da Bosch, a produção da F 512 BB foi suspensa, e teve origem a F 521 BBi.

     O Brasil tem atualmente 3 das 929 Ferrari 512 BB fabricadas, e todas estão em Belo Horizonte! Para melhorar ainda mais, os modelos são de anos distintos: os exemplares são de 76, 77 e 78! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...