quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Didier Pironi em Zandvoort (1982): octagésima terceira vitória da Ferrari


     No qualifying,  os dois Renault compartilharam a linha de frente como de costume, com Rene Arnoux  a fente de Alain Prost, enquanto Piquet foi o terceiro e Pironi foi o quarto. O primeiro não turbo era O McLaren de Niki Lauda, em quinto lugar, dividindo a terceira fila com a Ferrari de Tambay.


      O  "top ten" foi completado por Keke Rosberg (Williams), pelos Alfa Romeo de Bruno Giacomelli e Andrea de Cesaris e pelo Brabham de Patrese. Derek Warwick foi 13 º na Toleman, emboraseu companheiro Teo Fabi, mais uma vez, não conseguisse se classificar. Também não se qualificaram Eddie Cheever da equipe Talbot Ligier JS19, uma vez que, a equipe decidiu concentrar-se no carro novo em vez de usar os JS17s mais velhos. Moreno também ficou de fora. Obviamente, não estava pronto para a F1.


     Na largada, Prost assumiu a liderança sendo seguido por Arnoux, Pironi, Tambay, Lauda e Piquet. Pironi ultrapassou rapidamente Arnoux e Piquet conseguiu a ultrapassagem sobre Lauda e Tambay.



     No início da quinta volta Pironi assume a liderança e começa a se afastar. Mais atrás Piquet ultrapassa Arnoux e, atrás deles Rosberg consegue a ultrapassagem sobre Lauda e depois Tambay. No entanto, após estes acontecimentos, as coisas começaram a se acalmar e permaneceram sem grandes alterações até a volta 22, quando Arnoux saiu da pista de forma espetacular, passando reto na Tarzan ao perder uma roda. O carro foi direto para as barreiras de proteção. O monocoque quebrou, mas absorveu o impacto e Arnoux saiu ileso.

      Nas voltas que se seguiram, Piquet chegou em Prost e obteve a segunda colocação na volta 30. Três voltas depois Prost abandonou com falha do motor. Rosberg foi o terceiro, com Lauda em quarto e Derek Daly (Williams) em quinto. O ponto final foi para a Arrows de Mauro Baldi depois que Tambay e Alboreto tiveram problemas.

     E surpreendentemente a Toleman de Derek Warwick fez a volta mais rápida da prova.

Melhores momentos do GP:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...