terça-feira, 25 de outubro de 2011

Patrick Tambay em Hockenheim (1982): octagésima quarta vitória da Ferrari


      Uma corrida onde a glória e comédia andaram de braço dado com a tragédia, pois foi aqui que Didier Pironi encerrou de uma forma dramática sua carreira na Formula 1, quando tinha todas as chances de ser o primeiro francês Campeão do Mundo.

     Antes da etapa de Hockenheim, Didier Pironi liderava com folga o Mundial de pilotos, depois das suas vitórias em San Marimo e na Holanda. Piloto regular, tinha 39 pontos ao chegar na Alemanha, e ainda faltavam cinco corridas para o fim da temporada. O Ferrari 126C era uma máquina vencedora, a única capaz de rivalizar com o rápido, mas pouco confiável Renault R30B de Alain Prost e René Arnoux, apesar da dobradinha na etapa anterior, no circuito francês de Paul Ricard.


     Apesar destes dois opositores, foi Pironi que levou a melhor nos treinos, seguido por Nelson Piquet, no seu Brabham-BMW e René Arnoux. Alain Prost foi o quarto no grid e Patrick Tambay ficou com o quinto posto. Os treinos correram sob pista seca, mas na manhã de Domingo, 8 de Agosto, uma chuva intensa faz reduzir a visibilidade na pista, ainda mais quando as árvores à volta complicam a visibilidade dos pilotos, devido à humidade no ar e a condensação. O Ferrari de Pironi tinha passado a terceira chicane (mais tarde chamada Chicane Senna), quando não viu que estava muito próximo do Renault de Alain Prost. O carro catapultou, num acidente semelhante ao que matou o seu companheiro Gilles Villeneuve exatamente três meses antes. Pironi ficou com graves ferimentos nas pernas, o que decretou o final de sua carreira automobilística.



     A corrida ocorreu mais tarde, com o primeiro lugar vago. Nelson Piquet, que horas antes tinha sido o primeiro a chegar ao local e ficara traumatizado com a gravidade dos ferimentos, perdeu a pole para os Renault de Prost e Arnoux, caindo para terceiro, à frente de Tambay. Na volta dez, depois de os ultrapassar, a comédia acontece: quando o Brabham-BMW numero 1 tenta ultrapassar o ATS do chileno Eliseo Salazar na segunda chicane, este não o vê e atira o brasileiro para fora da pista. Piquet sai do carro irritado, vai atrás de Salazar e "mete a porrada"! Algo inédito, sem dúvida…



     Anos depois, A BMW disse-lhe que o motor provavelmente não iria aguentar mais duas voltas, o que seria um problema ainda maior, caso isso acontecesse no seu próprio Grande Prêmio… portanto, a colisão até foi uma bênção! 


     A corrida decorreu sem muitos mais atrativos. Patrick Tambay alcançou a sua primeira e única vitória na Formula 1, amenizando a atmosfera de pesar na Ferrari. René Arnoux, acabou em segundo, no seu Renault. Para completar o pódio, veio o Williams de Keke Rosberg. Dos outros candidatos ao título, o francês Alain Prost desistiu com um problema na injeção do seu Renault, enquanto que o inglês John Watson, num McLaren, desistiu por sair da pista perto do fim, fazendo com que o grande beneficiário da situação fosse o finlandês. E talvez tenha sido aqui que ele construiu o percurso que o levou ao título mundial…

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