O projetista chefe da Ferrari, Nikolas Tombazis, responsável pelo desenho do carro de 2012 da escuderia italiana, desmentiu que o modelo ferrarista do próximo ano será uma "cópia" do RB7, que levou a Red Bull ao título de pilotos e construtores este ano.
Em entrevista à revista italiana "Autosprint", Tombazis explicou que os italianos não vão deixar de observar e incorporar soluções aerodinâmicas provenientes dos rivais anglo-austríacos, mas salientou que a equipe também está desenvolvendo suas próprias soluções e analisando elementos utilizados por outros concorrentes para compor o novo modelo.
"Ninguém pode ignorar os adversários. Se a Red Bull vence, você não pode dizer: eu faço tudo por mim mesmo", reconheceu o projetista, que, entretanto, ressaltou: "Mas não é só a Red Bull que tem soluções interessantes. Há outros carros até mais lentos com soluções que podem ser consideradas", acrescentou.
Segundo Nikolas, o bólido projetado pela Ferrari para a próxima temporada será um "misto" entre elementos criados pela equipe e outros inspirados das demais escuderias, não só a Red Bull. "Acredito que, para o modelo do ano que vem, há muitas soluções diversas, todas nossas. Não é justo dizer que é uma [cópia da] Red Bull, absolutamente", defendeu.
"Será uma Ferrari e será diferente em várias áreas, com soluções novas em algumas partes e também elementos inspirados em outras máquinas. Será um misto", descreveu.
O projetista também comentou o insucesso do F 150º, carro de 2011 que, até aqui, conquistou apenas uma vitória, no GP da Inglaterra, e ocupa o terceiro lugar no mundial de construtores.
"Era evidente, desde os testes de inverno, que nossos concorrentes tinham uma boa vantagem. O difícil era ter certeza de quanto era essa diferença", salientou. "Descobrimos isso de uma forma um pouco dolorosa, no nosso primeiro treino classificatório [na Austrália]", completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário