Maio é um mês importante na história da Scuderia Ferrari. Em 21 de maio de 1950, praticamente há sessenta e um anos, em Monte Carlo, os carros do “Cavalinho Rampante” fizeram sua estréia no campeonato mundial de Fórmula 1 no GP de Mônaco, então a segunda corrida do calendário.
Quatro Ferraris foram inscritas: duas versões atualizadas dos F1125 foram confiadas aos italianos, Alberto Ascari e Luigi Villoresi, enquanto outros dois F1125 estavam nas mãos de Raymond Sommer e Peter Whitehead. Villoresi e Ascari se classificaram no grid em sexto e sétimo respectivamente. Sommer em nono e Whitehead, sem tempo, largaria em último.
Quatro Ferraris foram inscritas: duas versões atualizadas dos F1125 foram confiadas aos italianos, Alberto Ascari e Luigi Villoresi, enquanto outros dois F1125 estavam nas mãos de Raymond Sommer e Peter Whitehead. Villoresi e Ascari se classificaram no grid em sexto e sétimo respectivamente. Sommer em nono e Whitehead, sem tempo, largaria em último.
Uma largada sensacional de Villoresi o fez subir para segundo e uma batida entre Farina e Gonzales no final da primeira volta na curva da Tabacaria causou caos geral. Nove carros saíram da corrida. Fangio conseguiu sair da confusão sem perder tempo, mas Villoresi teve seu caminho impedido por outros carros e seu motor apagou, fazendo com que ele perdesse 1min18s nessa confusão.
O líder permaneceu intocável por todas as três horas e dezoito minutos da corrida, mas atrás dele, as Ferraris vinham "babando". Em último depois de três voltas, Villoresi foi para o quarto lugar na 10 ª volta, terceiro lugar na volta 20ª e segundo na volta 31ª depois de superar Ascari. Após as paradas para reabastecimento, Ascari foi para segundo na volta 60ª e Villoresi foi diminuindo até ser forçado a abandonar com um rolamento quebrado.
A corrida terminou com vitória para Alfa Romeo, mas com uma Ferrari, a de Ascari, no pódio, enquanto Sommer, correndo como um piloto semi-oficial chegou num grande quarto lugar. O relatório interno sobre a corrida revela estas breves notas dos homens da Ferrari sobre o desempenho de seus pilotos: “Ascari: bom. Villoresi: uma recuperação brilhante depois de uma parada forçada na segunda volta.”
Sessenta e um anos se passaram desde aquele dia e a Scuderia Ferrari ainda está aqui – atualmente com Felipe Massa e Fernando Alonso - lutando por vitórias, como a única equipe que tem estado presente em cada rodada de um campeonato que representa o mais alto nível do automobilismo. Até esta data, a equipe participou de 814 GPs, obteve 205 poles, subiu ao pódio 643 vezes, venceu em 215 oportunidades, marcou 5341,77 pontos e fez 222 voltas mais rápidas. Com isso, a equipe possuí em seu currículo 16 títulos mundiais de construtores e 15 de pilotos, o que a torna especial e única na história deste esporte.
Modelos Ferrari F1 (até 2010)
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