Miniatura de escala 1:24, da Marca Maisto, produzida em metal e peças de plástico, com abertura total das portas, tampão dianteiro, coleção 2010.
Sobre o modelo Ferrari Enzo
Un bellissimo omaggio al maestro Enzo Ferrari.
Esta macchina foi anunciada em 2002, com uma produção inicial prevista para 349 unidades, as quais foram vendidas pela Ferrari ainda antes de serem construídas. Os proprietários das Ferraris F40 e F50 foram os privilegiados a serem contactados para comprar o novo modelo, e ao que se julga sem saberem grandes pormenores do que estavam comprando. Isto demonstra o elevado grau de confiança que depositavam na Ferrari, na época.
Posteriormente, a Ferrari ainda produziu mais 50 unidades. Em 2005 construiu-se mais uma unidade que foi oferecida ao Papa João Paulo II e que serviu para angariar fundos para os sobreviventes do Tsunami de 2004.
A Ferrari aplicou no Ferrari Enzo muita da tecnologia de ponta, utilizada na Formula 1, a tal ponto deste modelo ser considerado quase um bólibo da F1. Na verdade a frente do Ferrari Enzo faz-nos lembrar o “bico” de um Ferrari de F1. Mas em outros pontos do carro há mais tecnologia de última geração: carroceria em fibra de carbono, discos de travões em cerâmica, as patilhas no volante para as mudanças de velocidade e o controle de tração.
Falando de aerodinâmica, o Ferrari Enzo vai mais longe, utilizando tecnologia que, até então, era proibida na F1, como dispositivos aerodinâmicos que são ativados quando necessários. Esta situação aerodinâmica aliada à força gerada embaixo do carro permitiu que fosse dispensado neste modelo da Ferrari o grande spoiler traseiro que, normalmente, está presente nestas máquinas.
O motor que equipa o Enzo Ferrari é um 6.0 litros aspirado de 12 cilindros em V a 65º colocado na traseira, na posição central. A potência gerada pode atingir os 660 cavalos; a transmissão é de seis velocidades e é acionada pelo condutor utilizando as presilhas que estão colocadas atrás do volante. O Ferrari Enzo necessita de apenas 3,65 segundos para ir dos 0 aos 100 km/h , percorrendo 1000m em 19,6 segundos. A velocidade máxima é de “apenas” (ironia) 350 km/h ! Explosivo!
Na época, os compradores do Enzo Ferrari foram convidados para irem à fábrica tirar as medidas necessárias para terem o cockpit do carro ajustado à sua medida.
Atualmente, existe uma previsão de novo lançamento da Ferrari Enzo para 2012. O CEO da Ferrari, Amedeo Felisa, comentou que a intenção da Ferrari é usar motores menores em seus modelos top de linha, por isso a Ferrari Enzo deverá ter motor V8 twin-turbo.
Ele disse que a percepção que o mercado tem de um super esportivo hoje é relacionada com o número de cilindros que ele tem, mas que isso mudará no futuro. Exatamente por causa disso é que a Ferrari está trabalhando em novas tecnologias, para deixar motores menores mais potentes.
Já com relação ao possível uso de um motor de seis cilindros, ele disse que a Ferrari descartou a idéia, já que motores tão pequenos assim não são bem vistos em modelos de alto desempenho.
Un abito un po 'arrabbiato, ma uno spettacolo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário