Restauração da Miniatura
Já no quesito restauração, tudo é muito delicado e deve ser avaliado caso-a-caso. Por exemplo, é comum a pintura descascar, se isto ocorrer, você pode retocar a pintura, mas deve ter a certeza de obter a tinta na cor exata. Para tal, busque referências, faça comparações e tenha em mente que a cor de uma tinta seca é bem diferente da molhada. A utilização de pincéis deve ocorrer somente quando são pequenos "picos" na pintura, pois se o espaço for maior, o resultado será terrível, uma vez que, certamente, as pinceladas ficarão evidentes. Também evite as tintas em spray, pois o resultado final poderá apresentar o aspecto de "casca de laranja". Para pintar superfícies maiores que pequenos picos, é necessário um aerógrafo, que você encontrará nas melhores casas do ramo.
Se o defeito for dobradiças quebradas por exemplo, descarte a solda, pois normalmente é inviável soldar o Zamac (liga metálica que compõe a miniatura). A alternativa para estes casos, bem como para partes plásticas danificadas é a utilização de colas fortes, estilo Super Bonder, mas nunca coloque a cola diretamente no ponto a ser colado, pois é muito comum um excesso de cola sair e você "inundar" sua mini com o produto. Portanto, a dica é colocar um pouco de cola em uma tampinha e com um alfinete ou palito de fósforo ou dente, colher um pouco de cola e colocar no ponto a ser colado, até obter a fixação.
Em caso de pneus rachados, a dica é utilizar colas com base de silicone para colar os mesmos e, se houver partes faltantes, pode-se preencher com massa epoxi, técnica utilizada no plastimodelismo.
Acredito que com estas dicas, você evitará os danos mais comuns e recuperará pequenos defeitos, mantendo a beleza original de sua miniatura.
Fonte: Mercado Livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário