segunda-feira, 7 de março de 2011

Ferrari 348 TS (1989)





Miniatura de escala 1:18, da Marca Maisto, produzida em metal e peças de plástico, com abertura total das portas, tampa do motor (traseira), tampão dianteiro e direção com controle das rodas dianteiras (com amortecedores).

Sobre o modelo F 348 TS

            Il cuore della macchina è stato modificato ma la bellezza e l'efficienza rimarrà sempre. 

            O Ferrari 348, em formas de TB e TS, fez sua estreia no Frankfurt Auto Show, em 1989. Foi o último projeto feito sob a supervisão do chefe estilista Leonardo Fioravanti. Inspirado no “cabeça vermelha”, as suas formas eram mais suves do que as dos F 308/328 mas ainda curvas, as laterais eram de óbvia inspiração no Ferrari Testarossa. A distância entre eixos é maior do que o F 328 e a largura entre eixos também, dando ao interior mais espaço. O F 348 TB/S marcou uma mudança radical na forma como Maranello construiu seus carros. Na veradade, ocorreu a substituição de um chassi de tubos de aço tradicional por uma estrutura muito mais rígida, monobloco com sub-chassi traseiro tubular.

            A suspensão permaneceu independente, dianteira e traseira, com braços triangulares sobrepostos, molas, amortecedores telescópicos e barras estabilizadoras, mas com geometria revista. Os travões, de discos ventilados eram muito maiores do que os dos F 328, e utilizou a tecnologia anti-bloqueio.

            O V8 montado em posição central retornou, mas era maior e mais poderoso, 3405 cc, montado longitudinalmente e acoplado a uma caixa de velocidades transversal (5 marchas), daí o "T" de TS e TB. A nova cilindrada deu origem á designação 348 (34 - 3400 cc; 8 - 8 cilindros). Os F 348 eram "TB" para o estilo fechado Berlinetta, "TS" para o Spyder (que na verdade tinha um painel de teto, estilo targa).

            Uma maior taxa de compressão e um sistema de injeção de combustível Bosch Motronic 2.5, composto por dois computadores (um para cada bancada de cilindros), ajudou a gerar 300 cavalos de potência, 30-40 mais do que o Ferrari 328, enquanto um sistema de lubrificação de cárter seco deu um novo centro de gravidade inferior.

            A produção durou cinco anos, em edição limitada; mesmo assim vários modelos foram liberados. Destes, o F 348 GTB/S pode ser identificado pela cor codificada, pela frente e saias laterais. Um modelo completamente conversível também foi adicionado à linha de produção, em 1993, representando o primeiro modelo Ferrari totalmente aberto em mais de 20 anos.

            Grazie.


Um comentário:

  1. Eita, que este meu blogueiro tá viciado hihi...
    Que dupla a nossa!

    Tá beeem legal teu blog!

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