Miniatura de escala 1:24, da Marca Burago Italiana, produzida em metal e peças de plástico, com abertura total das portas, tampa do motor (traseira) e direção com controle das rodas dianteiras.
Sobre o modelo Ferrari F 40
O filão dos supercarros com prestações extremas, inaugurado com o F 288 GTO, voltava a dar notoriedade à Ferrari e sobretudo, restabelecia os equilíbrios mundiais com a concorrência. Mas para os 40 anos da Ferrari era necessário encontrar algo ainda mais especial. Assim, para o herdeiro do F 288 GTO, Ferrari apostou em colocar na estrada uma espécie de F1: o F 40. Neste carro é estreada a estrutura em Kevlar, a carroceria em fibra de vidro e o capô (totalmente elevado como no Sport Protótipo) coberto por uma enorme peça de acrílico para deixar o motor à vista.
Apesar de projetada com conceitos aerodinâmicos utilizados em carros de competição, seu foco de vendas era estritamente comercial, não sendo planejado para corridas. Considerado o avô do modelo Enzo Ferrari (modelo que foi batizado com o nome do fundador da empresa), foi apresentado em 21 de julho de 1987.
O motor está colocado entre eixos, perfeitamente balanceado. Para auxiliar a refrigeração, as válvulas contêm sódio e os pistões recebem jatos de óleo na parte interna. As bronzinas são de prata-cádmio.
A potência do F 40 é astronômica: o motor de 3000 cc, 8 cilindros em V, biturbo, atinge 478 cv (um recorde, 162 cv/litro) e as prestações deixam qualquer um boquiaberto. Para o F 40, a Ferrari anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e uma velocidade máxima de 324 km/h .
Seu design foi desenvolvido para dar ao carro maior velocidade, sem perder estabilidade. Suas curvas criam menos resistência com o ar e o espóiler dianteiro, assim como o aerofólio traseiro, contribuem para que o carro ficar firme no chão. O aerofólio traseiro ainda possui a função de proteger a tampa traseira, feita de perspex (um material plástico transparente mais resistente que o vidro que foi utilizado em todas as janelas do carro) da força da pressão.
Sua produção efetiva se iniciou em 1988, terminando de ser fabricado em 1991, sendo produzidas 1315 unidades no total.
"Se Dio fosse una macchina, sarebbe certamente un F 40" - Enzo Ferrari.
Nenhum comentário:
Postar um comentário