terça-feira, 1 de março de 2011

Ferrari 288 GTO (1984)







Miniatura de escala 1:24, da Marca Burago Italiana, produzida em metal e peças de plástico, com abertura total das portas, tampa do motor (central-traseira), tampão dianteiro e direção com controle das rodas dianteiras (última produzida, 1996).

Sobre o modelo F 288 GTO

                 Questa è una macchina che richiede un sacco di driver per godere nella sua migliore prestazione.

            Apresentado em 1984, o F 288 GTO marcou o regresso da Ferrari às competições de carros de turismo, precisamente no Grupo B da FISA - Fédération Internationale du Sport Automobile, órgão regulador da FIA, como ocorria com o lendário F 250 GTO da década de 60.

            O regulamento da categoria exigia uma produção mínima de 200 unidades para homologação, fato que liberou o acesso do F 288 GTO - sigla para Gran Turismo Omologato - ao público comum. Externamente, este Ferrari chegava a fazer lembrar o F 308 GTB - o Ferrari mais "acessível" da época - mas a sua mecânica era mais sofisticada, e o desempenho, excelente.

           Com um chassis tubular e materiais muito leves na carroceria e na mecânica, como a fibra de carbono e o alumínio, o F 288 GTO pesava apenas 1160 kg (cerca de 136 kg a menos que o pequeno F 308 GTB). Em relação ao F 308 GTB, a distância entre eixos era 110 mm maior e as medidas mais largas.

            Equipado com um motor V8 central de 2.8 litros, de 32 válvulas, também era derivado do Ferrari básico, mas com dois turbocompressores IHI, dois intercoolers e uma cilindrada reduzida de 3.000 para 2.850 cm³, para respeitar o limite da categoria, 4000 cm³. Esta redução da cilindrada ocorreu porque motores super alimentados, segundo o regulamento técnico dos Grupos A e B, deveriam ter uma cilindrada que, quando multiplicada por 1,4, representasse a do limite absoluto da categoria.

             A relação peso/potência permite ao F 288 GTO obter performances impressionantes, mesmo pelos parâmetros atuais. Infelizmente, o F 288 GTO nunca teve a oportunidade para comprovar o seu desempenho em competição: o projeto do Grupo B foi cancelado em 1986 pela FIA devido a graves acidentes ocorridos em ralis e as hipóteses de um regresso da Ferrari a estas competições acabou por não acontecer.

            Na estrada, as características de condução do F 288 GTO são idênticas às de um  Turbo de 1980. Com uma avançada central eletrônica, desenvolvida pela Weber e a Magneti-Marelli, fornecedores da Ferrari na Fórmula 1, o F 288 GTO debitava 400 cv de potência às 7000 rpm. Em função dos turbos serem pequenos, a sua entrada em ação era suave e progressiva, mas brutalmente potente. Atingia cerca de 290 km/h e a aceleração dos 0 a 100 rondava os 5 segundos.

            Com 272 unidades produzidas, o F 288 GTO tornou-se um ícone do século XX e contribuiu um pouco mais para a reputação da marca do cavalino ranpante nas estradas de todo o mundo.

            Santo Dio, un capolavoro, che bello!

Fonte: www.jornalexpress.com.br

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