quarta-feira, 30 de março de 2011

Gilles em Zanvort (1979): uma volta em três rodas

     [gilles+01.jpg]

     Para os verdadeiros amantes da velocidade, Gilles Villeneuve é considerado o maior ícone da mais pura audácia demonstrada a bordo de um carro de F1, capaz de provocar um sentimento misto de medo e euforia, não só naqueles que tiveram a sorte de vê-lo em plena atividade, mas também em quem só o conheceu por meio de livros ou vídeos antigos.

    O mundo do automobilismo ainda chora sua perda, repentina e brutal, durante os treinos de classificação do GP da Bélgica, no circuito de Zolder, em 1982. Mas sua coragem e talento ainda permanecem na memória de muitos que acompanharam sua trajetória e aprenderam, em um curto espaço de tempo, a amar e se emocionar com as loucuras que este jovem conseguia fazer nas pistas. 

     Um dos pilotos preferidos de Enzo Ferrari no comando de suas macchinas, teve a atenção requisitada por Il comendatore, em virtude das proezas realizadas durante os GPs de F1. Enzo, após observar a família de Gilles Villeneuve em um dos treinos realizados em Maranello, teria pedido cautela ao canadense. Teria dito ainda que a família é a coisa mais importante que um homem poderia ter, dando em seguida, dois tapinhas nas costas de Gilles.

     Mas foi impossível conter a fúria de Gilles, que antes de falecer, deixou ao mundo, o registro de cenas incríveis. O GP da Holanda de 1979, em Zandvoort é um desses grandes exemplos. Ao furar o pneu traseiro esquerdo na 49ª volta, Gilles não pensou duas vezes: acelerou de novo como se nada tivesse acontecido.

     Com apenas três rodas, arrastou pacientemente sua Ferrari 314 - T4 até os boxes, na esperança de que os mecânicos fizessem a troca, para espanto de todos ao seu redor. Com muito custo, o piloto só se deu conta de que não havia mais nada a fazer ao ver a suspensão traseira esquerda de seu carro completamente destruída.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...