quarta-feira, 9 de março de 2011

Ferrari FF

A nova Ferrari FF ( Ferrari Four) é assim chamada por ser a primeira da marca a contar com tração nas quatro rodas. O carro é empurrado com o novo motor 6.3 V12, com injeção direta e 660 cv de potência a 8.000 rpm. Com o auxílio da transmissão de dupla em (Foto: AFP Photo)

ferarri ff (Foto: Reuters)

ferrari ff (Foto: Reuters)

     Em fevereiro de 1962, a Ferrari impressionou a todos com a apresentação daquele que talvez seja o mais icônico modelo de sua história, o F 250 GTO. Agora, 49 anos depois, o Salão de Genebra foi palco da apresentação do Ferrari FF, o cupê familiar que assume o posto de Gran Turismo mais potente da história.

     Se trata do primeiro modelo da marca a ter tração integral. Além disso, ele conta com um motor dianteiro V12. É, na verdade, um GT de quatro lugares que não só substitui a F 612 Scaglietti, mas também atrai um novo tipo de cliente, aquele que gosta de percorrer caminhos mais difíceis, que exigem tração quatro por quatro.

     O nome Ferrari FF é devido a “four seats” e “four wheel-drive”. O design ficou por conta da Pininfarina, sob a direção do chefe de design da Ferrari, Flavio Manzoni. Este modelo revolucionário (dentro da marca) tem um novo chassi com entre-eixos maior, além de suspensão independente que incorpora a última geração de amortecedores ajustáveis, além de freios de cerâmica da Brembo.

     A Ferrari FF conta com sistema de tração integral que é 50% mais leve que outros similares. Ele preserva a distribuição de peso ideal entre frente e traseira, típica de modelos V12 da Ferrari. O sistema é chamado de 4RM (Ruote Motrici), e é exclusivo da Ferrari.

    O motor 6.25 V12 tem 22% mais potência do que o motor da F 612 Scaglietti, e o câmbio de dupla embreagem e sete marchas entra no lugar do câmbio manual de seis marchas usado no modelo que está sendo substituído.

    A Ferrari FF também recebe componentes que geram uma melhor eficiência, introduzidos anteriormente na Ferrari California. Ou seja, estamos falando do start/stop, que melhora a economia em 10%. A potência é de 650 cavalos, e o torque é de 68 kgfm.

    A emissão de poluentes melhorou bastante, indo de 470 para 360 gramas de gás carbônico por km rodado. O consumo médio em percurso misto foi de 5,8 km/l para 7,7 km/l. A aceleração de 0-100 acontece em 3,7 segundos, com máxima de 332 km/h.

    O peso da Ferrari FF ficou na casa dos 1795 quilos, em torno de 50 quilos mais leve que a F 612 Scaglietti. O porta-malas leva 450 litros, ou 800 litros com o banco traseiro deitado.

    A grande diferença entre os momentos é que em vez dos aplausos recebidos pelo carro de 1962, o novo FF foi recebido com surpresa pelos entusiastas, com formas originais e diferentes, o que parece ser um Ferrari construído à revelia do que Enzo Ferrari aprovaria.

Fonte: noticiasautomotivas.com.br




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