terça-feira, 1 de março de 2011

Ferrari Testarossa (1984)





Miniatura de escala 1:24, da Marca Burago Italiana, produzida em metal e peças de plástico, com abertura total das portas, tampa do motor (traseira) e direção com controle das rodas dianteiras.

Sobre o modelo Ferrari Testarossa

     Una macchina bellissima dai capelli rossi che è venuto a rompere con le linee arrotondate e concetti mutevoli del tempo.

     No meio de um mundo de carros arredondados e, como se dizia na época, “desenhados pelo vento”, chega uma verdadeira bomba: o Ferrari Testarossa. Encontramo-nos no Salão de Paris, em outubro de 1985 e a idéia (genial) de Pininfarina é revolucionar tudo, apostando num design baseado em linhas flexíveis.

     Mas o Testarossa é muito mais do que uma simples pesquisa estilística porque o carro nasce de estudos iniciados em 1977. O Objetivo da Ferrari era o de melhorar o rendimento termodinâmico dos motores e de simplificar o sistema de refrigeração além de melhorar a aerodinâmica. Assim, o Testarossa introduz, pela primeira vez, no mundo das grandes máquinas com radiadores laterais, uma solução então utilizada apenas na F1. O motor continua a ser o motor boxer de 12 cilindros derivado do F 365 GT4 BB, mas a potência chega aos 390 cv. A velocidade máxima declarada é de 290 km/h.

     Seu desenho sempre chamou a atenção pelas enormes entradas de ar laterais, com aletas nascendo das portas e lembrando “costeletas”. As lanternas traseiras não são quatro circulares, mas retangulares com uma grade negra. O Testarossa aloja o potente motor boxer de 12 cilindros, mas numa versão posteriormente evoluída. Muito baixo e largo, resultando daqui a forma particular da traseira. Entre tantas idéias para o carro existia também aquela de alinhar o espelho retrovisor exterior à altura do interno. Uma solução abandonada na série seguinte.

     De qualquer forma, esta macchina tornou-se um dos cavallinos mais famosos da Scuderia Ferrari, tanto do que diz respeito à potência quanto na beleza de suas linhas estilísticas (para mim, em especial, foi o primeiro modelo a chamar a atenção). O nome Testarossa - cabeça vermelha, em italiano – provém dos cabeçotes do motor nessa cor, fato já explicado durante a apresentação da Ferrari 250 Testarossa (1958). Na verdade, esta Ferrari faz, justamente, uma homenagem a F 250 Testarossa (1958). Foi substituída, em 1992, pelo F 512 TR. Arrivederci.

OBS: Minha primeira miniatura da Ferrari, obtida em 1986, em um camelô qualquer, da cidade de Ijuí-RS. Não possui marca, apenas referência - SS - 913 e foi produzida na China. 



  

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