Miniatura de escala 1:24, da Marca Maisto, produzida em metal e peças de plástico, com abertura total das portas, tampa do motor (dianteiro), coleção 2010.
Sobre o modelo F 550 Maranello
Coube a esta macchina a nobre missão de resgatar a verdadeira alma por trás de todo legítimo descendente da "Casa de Maranello", e daí a primeira justificativa por parte de seu nome. Após uma sucessão de modelos dotados de motores incomuns para um Ferrari, como os bem sucedidos 328, 348, 355 e GTO em todas as suas versões, que eram impulsionados por motores V8 ou até mesmo um surpreendente motor com os 12 cilindros que se espera de um Ferrari, mas com cilindros opostos (Boxer) - mais ao estilo de um Porsche - que equipava os modelos F 512 TR e F 512 M, os ferraristas clamavam por modelos que viessem com a tradicional força de um V12, já que só se podia encontrá-los nos modelos top, como F40 , F50 e Testarossa. A resposta ao apelo veio com o F 550 Maranello.
Com o F 550 Maranello a Ferrari calou aqueles que consideravam que um cupê de motor dianteiro não poderia bater as performances de um modelo de motor central como o antigo F 512 M.
Os seu resultados foram publicitados com diversos recordes mundiais, como os 100 km percorridos a uma média de 304,1 km/h, ou os 296,168 km percorridos em uma hora.
O aerodinamismo da carroceria desenhada pela Pininfarina e o seu elaborado desenvolvimento (4800 horas em túnel de vento) são trunfos de um cupê equipado com um motor V12 de 5,5 litros de 5474 cilindrada e 485 cv de potência construído em liga, o que lhe permite garantir um peso de apenas 235 kg.
Entretanto, um aspecto chamou atenção dos fãs da marca. O grande motor V12 vinha à frente do carro e não atrás, como é comum nos esportivos europeus. A explicação, porém remonta às raízes da Ferrari, onde os motores ainda eram posicionados à frente e remete ao F 166 MM ou ao F 365 GTB/4 Daytona e ao 250 GT Califórnia - do qual herdou o Scoop no capô e o formato dos faróis - todos equipados com motores V12 dianteiros. Para transmitir a potência às grandes rodas traseiras de 18 polegadas, calçadas em pneus 295/35 ZR 18, uma caixa de câmbio de 6 velocidades. Parar a máquina, só através do sistema ABS quadricanal com atuação em discos de 330 mm à frente e 310 mm atrás, desenvolvidos pela Brembo.
O design da carroceria conseguiu atingir um excelente coeficiente de forma (0,33) para um cupê que abdica de asas aerodinâmicas, não condicionou a definição do requintado habitáculo, pensado para garantir uma posição de condução ao nível das performances do F 550 Maranello.
O chassi é formado por tubos de aço, assegurando uma grande rigidez. A suspensão é independente formada por paralelogramos transversais e braços triangulares, apresentando duas leis de funcionamento: Normal e Sport, selecionáveis pelo condutor.
Acelera de 0 a 100 Km/h em 4,4 segundos e possui velocidade máxima de 320 Km/h.
Em 2001 sofreu alterações que originaram o F 550 Barchetta Pininfarina (homenageando os 70 anos do Studio Pininfarina) e em 2002 surge o Ferrari 575 M Maranello, que nada mais é do que o F 550 Maranello "anabolizado", uma vez que o motor passou de 5,50 litros para 5, 75 litros. O F 550 Maranello e suas variações foram responsáveis pela quebra de muitos recordes de venda na Ferrari.
Grazie.
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