sábado, 16 de abril de 2011

Alberto Ascari em Nurburgring (1951): a segunda vitória da Ferrari

   [Suiça+53.jpg]

     A primeira vez que Fórmula 1 chegou a Nurburgring foi em 1951. Naquele tempo, a pista era enorme, se comparada com os padrões atuais da categoria. No total, o perímetro tinha 22 quilômetros. Isso mesmo, não errei quando digitava e nem você leu errado. Eram precisamente 22.810 metros. Dá uma olhada no desenho da pista, com a sobreposição com o traçado atual. Aquele pedacinho ali do lado é a pista atual. Nessa posição, dá para perceber bem como a pista era grande.


nurburgring_comparacao
       
      Nos treinos, Ascari e Gonzalez  foram os mais rápidos com Fangio e Farina dividindo a linha de frente enquanto Villoresi , Taruffi e Pietsch estavam na segunda fila. Farina assumiu a liderança no início, mas, no decorrer da primeira volta, foi ultrapassado por Fangio, Ascari e Gonzalez. Pietsch corria em quinto lugar, mas teve problemas na segunda volta e caiu para o fim do grid.


     Os Alfa Romeo logo tiveram problemas de superaquecimento e Farina abandonou, deixando Fangio para a batalha sozinho com as Ferrari. Fangio logo perdeu a liderança, mas recuperou-a quando Ascari parau nos boxes. Ele então tentou abrir uma diferença grande o suficiente para ficar à frente em sua segunda parada, mas foi incapaz de fazê-lo, e Ascari passou à frente, novamente.

     Nas últimas voltas Ascari entrou nos boxes, inesperadamente, para uma troca de pneus, mas Fangio não conseguiu recuperar a liderança por problemas de motor e a Ferrari reapareceu, ainda, na liderança. Foi a segunda vitória da Ferrari, com Gonzalez em terceiro, Villoresi em quarto, Taruffi em quinto e Rudolf Fischer na sexta posição. Ou seja, do primeiro ao sexto lugar, somente Fangio não era piloto da casa de Maranello.     


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...