sexta-feira, 29 de abril de 2011

In Memoriam: Wolfgang Von Trips (10/09/1961)


     Wolfgang Alexander Graf Berghe Von Trips nasceu em 4 de Maio de 1928 em Kerpen-Horrem, na Alemanha. Filho de uma família nobre, começou a correr em 1953, sob o pseudônimo de “Alex Linter”, pois a família opunha-se ao seu entusiasmo pelas corridas. Os seus feitos chamaram a atenção de Alfred Neubauer, o mítico diretor da Mercedes, que o chamou em 1955 para a sua equipe, com a hipótese de correr na Formula 1 em 1956.

     Contudo, após a catástrofe de Le Mans, a Mercedes retirou-se da competição, e Von Trips foi para a Ferrari, onde estreou no GP da Itália de 1956, sem resultados de expressão. Em 1957, correu em três Grandes Prêmios, conseguindo um terceiro lugar em Monza. Esses quatro pontos deram-lhe o 14º lugar na classificação geral. Correu tembém em Sport-Protótipos, onde teve um grave acidente em Nurburgring e, escapou com pequenos ferimentos.

    Em 1958, continuou na Ferrari, onde conseguiu um podium em Silverstone, acabando em 11º lugar na classificação, com 9 pontos. No ano seguinte, concentrou-se mais na sua carreira nos carros Sport, sem pontuar na Formula 1.

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     Em 1960, Von Trips foi o primeiro piloto a conduzir um Ferrari com motor traseiro, um conceito que Enzo Ferrari desprezou no inicio, dizendo, ao ver os Cooper de motor traseiro, que “nunca tinha visto uma carroça puxar um burro”. Depois, com esses carros dominando o panorama da Formula 1, rendeu-se à evidência e começou a construí-los. E foi Von Trips que deu à Ferrari a sua primeira vitória, num carro de Formula 2, no GP de Solitude, na Alemanha. Entretanto, era sua melhor temporada de Formula 1 até então, mesmo sem ter subido no podium. Terminou a temporada em sétimo com 10 pontos.


     Em 1961, A Ferrrari tinha construído o Tipo 156 “Nariz de Tubarão”. Era o primeiro carro de Formula 1 com motor traseiro, construído e projetado do zero. O carro revelou-se um vencedor nato e Von Trips consegue ganhar o seu primeiro Grande Prêmio nas areias de Zandvoort, na Holanda, tornando-se o primeiro piloto alemão a ganhar um Grande Prêmio da Formula 1 moderna. Lidera o GP da Bélgica, mas após uma grande batalha com o americano Phil Hill, este leva a melhor. Em seguida, Von Trips ganha a Targa Florio, com o belga Olivier Gendebien, e volta a ganhar em Aintree, no GP da Inglaterra. Após o segundo lugar em Nurburgring, Von Trips e Hill chegariam em Monza quase colados na tabela de pilotos. Quem levasse a melhor, seria o campeão.

     O Grande Prêmio da Itália estava marcado para o fim de semana do dia 10 de Setembro. Nos treinos, Von Trips faz a “pole-position”, batendo Hill. Na primeira volta, o alemão era ameaçado pelo Lotus de Jim Clark, que estava no início de sua carreira. Perto da Parabólica, ambos os carros tocam-se e Von Trips voa em direção da cerca onde estão dezenas de espectadores. O choque é inevitável e em ricochete, o Ferrari desgovernado volta à pista e bate no Lotus de Clark, ferindo-o. O piloto alemão e mais 14 espectadores morrem naquele dia. Ele tinha 33 anos. 

  





     Phil Hill e os restantes Ferraris continuam, sem saber do destino do seu companheiro e rival e ganha a corrida, tornando-se o primeiro americano campeão do mundo. Von Trips é segundo no campeonato, com 33 pontos, duas vitórias, e uma pole-position.

     Na sua carreira na Formula 1, foram 29 Grandes Prêmios, em seis temporadas, duas vitórias, uma pole-position, seis pódios, 56 pontos no total. Foi o vencedor da Taga Florio em 1961 e vice-campeão do Mundo desse ano, o primeiro de dois atribuidos a título póstumo (o segundo seria atribuido 17 anos depois a Ronnie Peterson, que teve o seu acidente fatal também num 10 de Setembro, em Monza...)

 
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     Hoje em dia, há uma estátua sua na cidade de Kerpen, terra natal, mas já não é mais o único filho pródigo da terra. E porquê? Após a sua morte, a familia Von Trips vendeu o pequeno circuito de karts que tinha construido. O seu comprador foi o senhor Rolf Schumacher, que geriu o circuito e deixava os seus dois filhos brincar nos carros, aprendendo as técnicas e mecânicas dos mesmos. Como se chamavam? O mais velho era Michael, o mais novo chama-se Ralf...


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