Esta foto registra o exato instante em que Lorenzo Bandini, piloto da Ferrari erra a tomada da chicane da saída do túnel em Mônaco, acertando o guard-rail e favos de feno, no GP de 1967. O carro praticamente partiu-se ao meio e se incendiou. Em meio à confusão, muitos acharam (ou quiseram achar) que o piloto já tinha saído do carro, mas a verdade é outra.
A foto é tão precisa que quase pode-se sentir o impacto junto com o piloto. E ainda observamos outros detalhes, como o corpo começando a se enclinar para frente, as cornetas dos 12 cilindros fumegando e a incrível proximidade dos expectadores do acidente.
A foto é tão precisa que quase pode-se sentir o impacto junto com o piloto. E ainda observamos outros detalhes, como o corpo começando a se enclinar para frente, as cornetas dos 12 cilindros fumegando e a incrível proximidade dos expectadores do acidente.
Bandini vivia “a hora da verdade” à aquela altura. Estreou na F1 em 1961 pela Scuderia Centro Sud, mas logo fora apadrinhado por Enzo Ferrari como a mais promissora estrela italiana desde Alberto Ascari. Desde a saída de John Surtees, campeão pela Scuderia em 1964, era visto como o primeiro piloto. Mônaco era sua pista preferida e iria dar tudo de si para vencer.
Mas como sabemos, a preocupação com a segurança era mínima naqueles tempos. Para os chefes de equipe, os pilotos não passavam de malucos bem pagos para se arriscarem. A corrida em Monte Carlo tinha mais de 2 horas de duração, totalizando inacreditáveis 100 voltas. O acidente aconteceu na 81º passagem e acredita-se que foi mesmo por exaustão física. Emerson Fittipaldi disse uma vez que era fácil ser rápido em Mônaco, mas o principal problema era conseguir manter a concentração após passadas umas 10 voltas. Imaginem o estado do italiano após tanto tempo e tendo que controlar uma máquina difícil e temperamental como eram as “rossas” dos anos 60.
Mas como sabemos, a preocupação com a segurança era mínima naqueles tempos. Para os chefes de equipe, os pilotos não passavam de malucos bem pagos para se arriscarem. A corrida em Monte Carlo tinha mais de 2 horas de duração, totalizando inacreditáveis 100 voltas. O acidente aconteceu na 81º passagem e acredita-se que foi mesmo por exaustão física. Emerson Fittipaldi disse uma vez que era fácil ser rápido em Mônaco, mas o principal problema era conseguir manter a concentração após passadas umas 10 voltas. Imaginem o estado do italiano após tanto tempo e tendo que controlar uma máquina difícil e temperamental como eram as “rossas” dos anos 60.
Lorenzo Bandini estava em segundo lugar quando entrou na chicane próxima do porto. Uma das rodas traseiras tocou o guard-rail, mandando-o contra um poste de luz próximo da pista. Seu carro então capotou. Faíscas em contato com o combustível do tanque perfurado começaram um incêndio, e Bandini estava preso sob o carro. Quando os fiscais de pista chegaram para resgatá-lo e endireitar o carro, acredita-se que acidentalmente deixaram que o combustível entrasse em contato com a saída de escape. O carro explodiu.
Bandini foi retirado com vida, mas não resistiu aos ferimentos.
Bandini foi retirado com vida, mas não resistiu aos ferimentos.
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