quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ascari em Nurburgring (1952): oitava vitória da Ferrari


     Não houve surpresas na fase de qualificação, e os pilotos da Ferrari, Ascari e Farina, dividiram a primeira fila com os Gordini de Maurice Trintigant e Jean Behra. Taruffi (terceira Ferrari) compartilhou a segunda fila com Rudolf Fischer e Paul Pietsch (Veritas-Meteor). 

     Bonetto, que antes da largada, ocupava a terceira fila, foi empurrado e rodou na primeira volta, sendo, mais tarde, desclassificado por receber ajuda externa para voltar a corrida. Ascari tomou a liderança de Farina, e Taruffi trabalhou para obter o terceiro lugar após grande batalha com Manzon. Ascari teve um vazamento de óleo e por um breve momento permitiu que Farina recuperasse a liderança, mas logo voltou a ocupar a primeira posição. Essa vitória e a volta mais rápida deram-lhe o Campeonato Mundial, que foi decidido nos quatro melhores resultados. Uma vitória valia oito pontos e, volta mais rápida, um ponto extra, sendo que o máximo que um piloto poderia atingir em quatro provas eram 36 pontos.

     Atrás dele, Taruffi teve problemas com a suspensão quebrada na última volta, mas ele ainda conseguiu terminar em quarto, atrás de Fischer. Manzon perdeu uma roda e foi obrigado a se retirar, assim Behra ficou em quinto.

     Pela primeira vez, um piloto da Ferrari conquistava o Campeonato Mundial de F1 e, isso, apenas no segundo ano de participação da Scuderia Ferrari na F1.

     Que espetáculo!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...