quinta-feira, 14 de abril de 2011

Froilan Gonzalez em Silverstone (1951): a primeira de todas


      No dia 14 de Julho de 1951 no GP da Inglaterra viria acontecer a vitória que mudaria o rumo da F1, na pista de Silverstone, pista de altíssima velocidade, onde os grandes pilotos se destacam, tanto que esta pista até hoje é conhecida como Dasilvastone, por conta de um certo brasileiro chamado Ayrton que por lá barbarizou na FF e F3. Neste 14 de Julho tinha um touro no caminho". 

     A Alfa com "apenas" seu time completo, Giuseppe Farina, Juan Manuel Fangio - a caminho de seu primeiro título - Bonetto e Sanesi e a Ferrari "somente" com Alberto Ascari, Gigi Viloresi, e o " Touro dos Pampas " Froilan Gonzáles. 

    A Alfa com seu motor beberrão de 8 cilindros 1500cc comprimido e a Ferrari com seu V12 de 4494cc aspirado, por esta época este motor tinha uns 375 cv contra os mais de 420 cv das Alfas, mais era bem menos beberrão, tinha sido projetado por Aurelio Lampredi que substituíra Gioachino Colombo como projetista da casa de Maranello. 

    O primeiro piloto da Ferrari era o grande Alberto Ascari, filho de Antonio, morto em um acidente quando liderava o GP da França em 1925. Mas quem fez a pole nesta corrida foi o Touro dos Pampas.

Ordem de largada:
1º F. Gonzales 1.43,4 - Ferrari
2º J. M. Fangio 1.44,4 - Alfa Romeo
3º G. Farina 1.45 - Alfa Romeo
4º A. Ascari 1.45,4 - Ferrari
5ºL. Villloresi 1.45,8 - Ferrari
6º C. Sanesi 1.50,2 - Alfa Romeo
7º F. Bonetto 1.52 - Alfa Romeo 

      O grid era composto por 20 carros.

     Como se vê era o dia dele, colocar 1 segundo em cima de Fangio a caminho de seu primeiro titulo, e ainda por cima seu concorrente desde os tempos da Argentina, e 2 segundos no rapidíssimo Alberto Ascari, talvez o piloto mais rápido de sua época. 

     Na corrida Bonetto largando da segunda fila com Alfa tomou a liderança, para antes do fim da 1ª volta ser devorado por Froilan e Fangio que seguiram lutando pela ponta com o Touro dos Pampas em primeiro.  Pela décima volta, Fangio assume a ponta, mas a luta continua ferrenha até a metade da prova, quando Froilan toma de novo a ponta, e Fangio entra nos boxes.

      Quase ao final a Ferrari do Touro dos Pampas tem que fazer uma rápida parada para reabastecer, mas nem com isto perde a ponta. Vence a corrida, batendo Fangio por 51 segundos e  duas voltas na frente de Gigi Villoresi o 3º e quatro à frente de Bonetto o 4º.



     Todos dizem que a luta entre os dois Argentinos foi espetacular, os dois andando no limite desde a 1ª volta até o final. Froilan Gonzáles foi o nome do dia, ainda por cima deu à Ferrari sua primeira vitória na F 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...