terça-feira, 19 de abril de 2011

Patrick Tambay em Long Beach (1983): colisão com Rosberg

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     O GP de Long Beach de 1983 foi uma das melhores corridas que assisti na Fórmula 1. Teve de tudo: muitas mudanças de posição, acidentes espetaculares e pelo menos uma manobra que ficou na história.


     O primeiro lance de emoção aconteceu logo na largada. A primeira fila era ocupada pelas duas Ferrari, com Patrick Tambay na pole position e René Arnoux em segundo lugar. Atrás, estavam os Williams de Keke Rosberg e Jacques Laffite. Aceso o sinal verde, Tambay manteve a pole e Rosberg, tentando assumir a liderança, enfiou-se agressivamente entre as duas Ferrari. Houve um toque de rodas com Arnoux, que parou no box para uma troca de pneus logo no começo da corrida. Meia pista depois, Rosberg conseguiu algo inimaginável: rodou no meio de uma reta ao passar por uma ondulação. Deu dois “piões” completos e saiu andando normalmente, com o carro apontado na direção certa. Nessa brincadeira, perdeu apenas uma posição para Laffite. Mas logo o finlandês ultrapassou o companheiro de equipe e saiu à caça de Tambay.


     Tambay e Rosberg disputaram o primeiro lugar até a volta 25, tendo por perto um grupo cuja formação variou até estabilizar-se com Laffite, Jean-Pierre Jarier (Ligier), Riccardo Patrese (Brabham) e Michele Alboreto (Tyrrell). A agressividade do ataque de Rosberg e da defesa de Tambay deixou no ar a expectativa de um acidente. E ele aconteceu na volta 26: ao chegar a um “grampo”, Rosberg colocou por dentro e Tambay fechou a porta. A roda traseira direita da Ferrari subiu na dianteira esquerda do Williams e Tambay ficou por ali mesmo. Saiu do carro louco da vida e voltou para o box reclamando bastante de Rosberg. Este ainda seguiu em frente, mas logo depois estacionou o carro em uma área de escape: a suspensão foi danificada na colisão com Tambay. A vitória foi de Watson, seguido de seu companheiro Lauda.
 



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