Após a corrida austríaca, muita coisa aconteceu naquelas duas semanas antes da Formula 1 chegar a Monza, casa da Ferrari. Houve um evento extra-campeonato, o GP da Suiça, e o cancelamento do GP do Canadá, que iria acontecer em Mosport, devido a dificuldades financeiras que a organização passava. Assim, feitas as contas, Niki Lauda só precisava de meio ponto para ser campeão do mundo pela primeira vez na sua carreira.
Mas quando o pelotão chegou ao mítico circuito italiano, havia algumas novidades. Sem a Penske presente, devido à morte do seu piloto Mark Donohue,.........
Video do acidnte de Mark Donohue:
........a Williams fazia a sua politica de alugar um carro a pilotos locais. Nesta corrida, um dos seus carros foi alugado ao local Renzo Zorzi, que fazia a sua estreia na categoria máxima do automobilismo. Na Lotus, Jim Crawford voltava ao segundo carro da equipe, enquanto que a BRM estava de volta, após duas corridas de ausência, com Bob Evans, novamente, ao volante. Na Copersucar-Fittipaldi, com Wilsinho lesionado em uma mão, o italiano Arturo Merzário corria no seu lugar.
Na qualificação, a Ferrari ficou com toda a primeira fila, com Niki Lauda em primeiro e Clay Regazzoni em segundo. Na segunda fila estavam o McLaren de Emerson Fittipaldi e o Tyrrell de Jody Scheckter, enquanto que na terceira fila estavam o segundo McLaren de Jochen Mass e o Hill de Tony Brise. Carlos Reutemann era o sétimo no grid, tendo a seu lado o Hesketh de James Hunt. Na quinta fila estavam o March de Vittorio Brambilla, o vencedor do atribulado GP da Aústria, tendo a seu lado o segundo Brabham de José Carlos Pace.
Video da vitória e colisão de Brambilla na Aústria em 1975:
Dos 28 pilotos inscritos, apenas 26 se qulificaram. O Maki de Tony Trimmer e o Ensign do holandês Roelof Wunderink não conseguiram um tempo suficientemente bom para alinhar no grid.
Antes da corrida, uma enorme tempestade caiu sobre o circuito italiano, levantando temores sobre as condições de pista na hora da largada, mas nessa altura, o piso tinha secado rapidamente. Quando largaram. Regazzoni foi melhor do que Lauda e ficou na liderança. Na volta seguinte, Scheckter, que tinha chegado ao terceiro posto, causa confusão na chicane, provocando toques no meio do pelotão. Os Hill de Brise e Rolf Stommelen, bem como o Parnelli de Mario Andretti saem da corrida, vitimas dos toques. Brambilla fica sem embreagem e Ronnie Peterson explode o motor do seu Lotus.
Mas tudo isso não incomodou os pilotos da Ferrari, que continuavam impávidos e serenos na liderança, para delirio dos "tiffosi". Atrás deles estavam Fittipaldi e Reutemann, enquanto que Hunt, o Tyrrell de Patrick Depailler e o Shadow de Tom Pryce perseguiam os sulamericanos. Contudo, pouco depois, Depailler sai da pista e perde muito tempo, permitindo a Hunt respirar melhor. Por esta altura, Fittipaldi tinha passado Reutemann e estava perseguindo Lauda, dando o seu melhor e tentando diminuir uma difierença que já estava na casa dos dez segundos.
O brasileiro conseguiu reduzir a diferença até ficar na grudado na sua traseira e ultrapassá-lo, a dez voltas do fim. Contudo, isso não tirou o brilho do austríaco, pois Lauda já era mais do que campeão. E foi assim que os carros cruzaram a linha de chegada, com Regazzoni vencedor, cinco anos depois da sua primeira vitória, e Lauda completando o pódio, mas como campeão do mundo, onze anos depois de John Surtees. Nos restantes lugares pontuáveis ficaram o Brabham de Reutemann, o Hesketh de Hunt e o Shadow de Pryce.
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