quarta-feira, 13 de julho de 2011

In memoriam: Mike Parkes (1977)

    

    A carreira de Mike Parkes ficou ligada, praticamente, à Ferrari, e foi mais considerado como piloto de testes e engenheiro do que propriamente na competição…

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     Michael Johnson Parkes nasceu em 24 de Setembro de 1931 em Richmond, na província de Surrey. Filho de um oficial da Royal Air Force, que combateu na II Guerra Mundial, frequentou o Haileybury College, onde foi colega de, entre outros, Stirling Moss. Ao abandonar a escola, aos 18 anos, foi trabalhar na indústria do automóvel, e no fim dos anos 50, começou a correr em automóveis, por prazer. Em 1957, comprou um Lotus de Sport, e os seus resultados fizeram com que se tornasse piloto de testes da Fry, cujo engenheiro era Alec Issigonis, o criador do Mini. A Fry tinha uma equipa de Formula 2, e foi aí que fez a sua primeira incursão na Formula 1, no GP de Inglaterra de 1959, onde não se qualificou.

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     No início dos anos 60, corria nos carros de Sport, onde fez dupla com Willy Mairesse no Ferrari Testarossa, e em 1961, acabaram as 24 Horas de Le Mans na segunda posição. Isso foi o suficiente para receber em 1963 um convite de Enzo Ferrari para correr na sua equipe oficial, onde também tinha funções de piloto de testes. Nos anos seguintes, alcançou excelentes resultados a bordo dos seus carros, principalmente a vitória nas 12 Horas de Sebring, em 1964, com Umberto Maglioli; os 1000 Km de Spa-Francorchamps; os 1000 Km de Monza em 1965, com Jean Guichet, e em 1966, com John Surtees. Também ganhou os 1000 Km de Spa-Francochamps, em 1966, com Ludovico Scarfiotti.

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      Na metade de 1966, a equipe Ferrari de Formula 1 passa por problemas. O inglês John Surtess sai da Ferrari, em litígio com “Il Commendatore” depois de ganhar o GP da Belgica, e este precisa arranjar rapidamente um substituto. Escolhe Mike Parkes, que não tem problema algum e encara o desafio. Logo na sua prova de estreia, foi terceiro nos treinos, e acaba em segundo, somente batido por Jack Brabham. Em Monza, Parkes faz a pole position, mas é batido pelo piloto da casa, Ludovico Scarfiotti. No final da temporada, os 12 pontos deram-lhe o oitavo lugar geral.

     No ano seguinte, Parkes continua competindo na Formula 1, onde ganha duas provas extra-campeonato: em Siracusa, partilhando-a com Ludovico Scarfiotti, e no BRDC International Trophy, a sua primeira grande vitória em casa. Após a morte de Lorenzo Bandini, torna-se o primeiro piloto da marca, e tem direito a uma temporada inteira.

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      Contudo, isso iria durar pouco tempo: depois de ter sido quinto em Zandvoort, tem um terrível acidente na Spa-Francochamps, onde foi projetado para fora do carro, quebrando ambas as pernas e sofrendo um traumatismo craniano. Ficou em coma por uma semana e em recuperação por vários meses. Era o final de uma curta, mas excelente carreira na Formula 1. Os dois pontos que tinha alcançado no Grande Prêmio anterior deram-lhe o 16º lugar na geral.

     Acidente de Mike Parkes:


     A sua carreira na Formula 1: Sete Grandes Prêmios, em três temporadas, uma pole position, dois pódios, 14 pontos.

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     A 28 de Agosto de 1977, dirigia-se para Turim, debaixo de chuva intensa, testando um Lancia Stratos numa estrada de montanha. Com a falta de visibilidade, o seu carro não evitou um choque frontal com um caminhão, tendo morte imediata, aos 46 anos.

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