Após a passagem da Formula 1 pela Holanda, e apesar da inesperada vitória de James Hunt, todos sabiam que esta era a temporada da Ferrari e de Niki Lauda. E quando máquinas e pilotos chegaram a Paul Ricard, sede do GP de França, todos esperavam que o piloto austriaco vencesse a corrida. Todos, menos ele: estava constipado e temia não estar na melhor forma possível.
No pelotão, a Parnelli estava de volta, com Mario Andretti ao volante, enquanto que na Williams, o sul africano Ian Scheckter, irmão de Jody, era substituido pelo piloto local Francois Migault. Na Tyrrell, foi inscrito um terceiro carro, pago pela Elf, para colocar um dos seus protegidos, um veterano de 33 anos chamado Jean Pierre Jabouille.
Nos treinos, mesmo constipado, o melhor foi Lauda, seguido pelo Tyrrell de Jody Scheckter. Na segunda linha estavam o Hesketh de Hunt e o Shadow-Cosworth de Jean Pierre Jarier. Atrás dele, na terceira fila, estavam o Brabham de José Carlos Pace e o segundo Shadow de Tom Pryce. O alemão Jochen Mass cometia a proeza de bater Emerson Fittipaldi ao conseguir o sétimo melhor tempo, com o March de Vittorio Brambilla no oitavo posto. Fechando o "top ten" estavam o segundo Ferrari de Clay Regazzoni e o segundo McLaren de Fittipaldi.
Antes da corrida, o Williams de Francois Migault teve problemas de motor e acabou por não alinhar.
Na largada, Lauda manteve a liderança, seguido por Scheckter, Hunt e Mass. Ao mesmo tempo, o Shadow de Pryce sofria com a embreagem e desistia no inicio da segunda volta. Regazzoni tinha pulado de nono para sexto, e no final da primeira volta estava no ataque, chegando ao segundo lugar no final da quinta volta. Contudo, sua corrida foi muito curta, pois o seu motor explodiu na sexta volta, obrigando a desistir. Scheckter recuperou o segundo posto e aguentou os ataques de Hunt, Fittipaldi e Mass. No entanto, aos poucos, o piloto sul africano teve problemas de direção e foi obrigado a deixar passar os seus adversários diretos. Primeiro Hunt, depois Mass e Fittipaldi. Iria lutar contra isso até ao final da corrida, acabando no nono posto.
Na metade da corrida, as posições estavam mais ou menos estabilizadas. Os três primeiros lutavam entre si pela liderança, mas não havia sérios ataques de uns aos outros, pois as suas performances eram identicas. Atrás, Fittipaldi era atacado por Jarier, mas este distanciou-se quando começou a ter problemas com o limitador do seu motor. Assim, quem herdou esta posição foi o Parnelli de Mario Andretti, que conseguiu chegar aos lugares pontuáveis.
Na última volta, a vitória de Lauda já era certa, mas ainda teve um susto na última curva, perdendo um pouco o controle do seu carro, mas conseguindo recuperá-lo a tempo, permanecendo na liderança. Jochen Mass completou o pódio, com Emerson Fittipaldi, Mario Andretti e o Tyrrell de Patrick Depailler no último lugar pontuável.
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