quarta-feira, 15 de junho de 2011

Jacky Ickx em Mont-Tremblant (1970): quadragésima quinta vitória da Ferrari


     Quando máquinas e pilotos chegam a Mont-Tremblant, um circuito na provincia canadense de Quebec, o falecimento de Jochen Rindt tinha completado duas semanas e a Lotus primava-se pela ausência na primeira das três corridas no continente americano. Vendo as coisas desta forma, a Ferrari tinha uma grande chance, muito dificil de alcançar, mas possivel no papel: o belga Jacky Ickx tinha de ganhar todas as três corridas para que pudesse alcançar o austríaco e conquistar o título com apenas um ponto de diferença.

     Sem as Lotus oficiais (Graham Hill estava presente com o chassis 72 inscrito pela Rob Walker Racing) e com a Ferrari no auge da potência, iria surgir outra equipe no horizonte. Ken Tyrrell e Jackie Stewart tinham planejado ao longo da temporada de 1970, em conjunto com o projectista Derek Gardner, um chassis próprio com base no March 701. O Tyrrell 001 estava pronto em Setembro, mas Ken hesitava em colocálo no terreno, apesar dos pedidos de Stewart. A decisão final aconteceu numa partida de golfe: o vencedor da partida colocaria o seu chassis em Mont-Tremblant, e Stewart venceu o seu patrão por apenas uma tacada.


     Não havia novas entradas na lista de inscritos. A Ferrari tinha Ickx e Clay Regazzoni, a BRM tinha Pedro Rodriguez, Jackie Oliver e George Eaton. Jack Brabham estava presente com a sua equipe, juntamento com o alemão Rolf Stommelen; a Matra tinha Henri Pescarolo e Jean-Pierre Beltoise, a McLaren tinha Peter Gethin, Dennis Hulme e Andrea de Adamich, este último com o motor Alfa Romeo, e a March tinha Jo Siffert e Chris Amon a nivel oficial, e os privados guiados por Francois Cevért e Ronnie Peterson. A Lotus tinha Hill; Tim Schencken estava presente com o De Tomaso, inscrito por Frank Williams, enquanto que John Surtees tinha trazido a sua própria criação.
    

     Nos treinos, Stewart mostrou que o chassis Tyrrell tinha nascido bem e fez a pole position, seguido pelo Ferrari de Ickx. Regazzoni foi o terceiro, com o March de Cevért no quarto posto, à frente do carro de Surtees. Amon foi sexto, à frente do BRM de Pedro Rodriguez, enquanto que Pescarolo é o melhor dos Matra, no oitavo posto do grid. Fechando o "top ten" estão os BRM de Eaton e Oliver.


     Na largada, Stewart manteve o primeiro lugar, à frente de Ickx, Rodriguez, Surtees, Cevért e Regazzoni. à medida que as voltas avançavam, Stewart construia uma sólida vantagem sobre o Ferrari do belga, e parecia que o escocês poderia dar à Tyrrell a sua primeira vitória no seu próprio chassis. Mas na 32ª volta, o eixo traseiro sofre uma avaria e a corrida de Stewart acaba ali. Ickx herda a liderança, algo que não vai largar até ao final da corrida.

     Mais atrás, Regazzoni tinha conseguido passar Rodriguez e Cevért para ficar com o segundo posto, e começar a distanciar-se dos demais, fazendo uma corrida a seu bel-prazer, algo que o seu companheiro já fazia desde então. Entretanto, Surtees teve de ir às boxes para resolver um problema de motor, que tinha provocado um principio de incêndio, mas conseguiu regressar à corrida. Mais atrás, Cevért estava calmamente nos pontos até que um problema no eixo traseiro o fez parar nas boxes e perder muito tempo. No final, terminou no oitavo lugar, a cinco voltas do vencedor.
     A corrida tinha sido extenuante, e no final das oitenta voltas em Mont-Tramblant, Ickx e Regazzoni davam uma dobradinha à Ferrari. Chris Amon, no seu March, fechava o pódio e nos restantes lugares pontuáveis ficavam o BRM de Rodriguez, o carro de Surtees, que conseguia aqui os seus primeiros pontos como construtor, e o McLaren de Gethin. No final, Ickx conseguira vencer na primeira de três etapas. Agora, tudo dependia do que iria acontecer nas corridas de Watkins Glen e Cidade do México, onde a Lotus iria voltar para garantir os pontos que faltavam para ambos os títulos em jogo.
canada70
     No fim do GP, o diretor de prova se empolga na bandeirada para Ickx e “baila” no meio pista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...