sexta-feira, 3 de junho de 2011

John Surtees em Nurburgring (1963): trigésima sexta vitória da Ferrari


     A temporada de 1962 ficou marcada por dois fatos importantes: a ausência de vitórias por parte da Ferrari e o acidente automobilístico (Goodwood) que aposentou precocemente Stirling Moss. Graham Hill da BRM ficou com o título mundial.

    
     Já em 1963, Jim Clark e sua equipe, a Lotus, sobraram no campeonato de Fórmula 1. Clark venceu sete corridas e ficou vinte e cinco pontos a frente do segundo colocado, Graham Hill.

     A boa surpresa do ano foi a equipe Brabham (criada um ano antes, por Jack Brabham) ficou em terceiro lugar no mundial de construtores.

     Para a Ferrari, o ano não foi dos melhores, mas a equipe voltou a vencer uma prova na categoria mais importante do automobilismo. 

      Em Nurburgring, Jim Clark, novamente, foi dominante na fase de qualificação, embora ele tenha sido batido pela Ferrari de John Surtees. Também na primeira fila estava o carro da Scuderia Centro Sud de Lorenzo Bandini, que era mais rápido do que o BRM de Graham Hill. Bruce McLaren (Cooper) partilhou a segunda fila com Ritchie Ginther (BRM) e o segundo Ferrari, dirigido na ocasião por Willy Mairesse. Jack Brabham teve que dividir a terceira fila com Jo Siffert da Lotus-BRM, Tony Maggs da Cooper e Ireland da British Racing Partnership Lotus.

     No início da corrida, Clark foi para a liderança, enquanto Brabham foi deixado para trás no grid. No decorrer da primeira volta, no entanto, Clark enfrentou problemas de motor e Ginther assumiu a liderança com Surtees em segundo, ainda no final da volta. Na segunda volta, Ginther (BRM) sofreu com problemas na caixa de marchas e acabou sendo ultrapassado por Surtees, Clark, Hill e McLaren. Na mesma volta Mairesse bateu fortemente no Flugplatz, matando um dos homens das ambulâncias e sofrendo ferimentos graves que acabaram por encerrar sua carreira na Fórmula 1.


     Uma volta mais tarde, McLaren bateu forte no mesmo local, ao perder o controle de seu carro. Ele chegou a ficar inconsciente e sofreu lesões no joelho. Graham Hill também teve problemas com a caixa de marchas e se retirou do GP.

     Embora Clark ainda lutasse pela liderança com Surtees, seu Lotus ja se mostrava incapaz de ultrapassá-lo por falhas no sistema de ignição e, gradualmente, começou a cair para trás no grid. Tudo isso, acabou deixando Ginther em terceiro e Maggs em quarto. No entanto, o piloto da Cooper teve problemas de motor e perdeu posições, possibilitando à Siffert alcançar a quarto posição, até apresentar problemas de diferencial.  O quarto lugar foi herdado pelo antigo Porche de Gerhard Mitter.


     Surtees venceu a corrida, marcando a primeira vitória da Ferrari em quase dois anos.

     Melhores momentos da temporada de 1963:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...