quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ludovico Scarfiotti em Monza (1966): quadragésima primeira vitória da Ferrari


      Na qualificação, a pole position ficou com a Ferrari 312 de Mike Parkes, com Scarfiotti em segundo e Clark, da Lotus-BRM 43, em terceiro. John Surtees (Cooper-Maserati) dividiu a segunda fila com a Ferrari 312 de Lorenzo Bandini, enquanto a terceira fila foi composta por Jack Brabham (Brabham-Repco), o Honda de Ginther e Jochen Rindt no segundo Cooper-Maserati. As BRM de Jackie Stewart e Graham Hill ficaram com o nono e o décimo primeiro posto, respectivamente, devido a problemas na caixa de marchas.

     Na largada, Scarfiotti e Parkes travaram grande batalha pela liderança, mas quem ficou com a primeira posição foi Bandini, que teve uma excelente largada e assumiu a frente antes do fim da primeira volta. Scarfiotti caiu para sétimo lugar, atrás de Parkes, Surtees, Ginther, Brabham e Hulme. A BRM de Hill teve problemas e Clark ocupava a décima posição. A alegria de Ferrari acabou na segunda volta, quando Bandini teve que ir para os boxes com um problema no tubo de combustível. Pouco tempo depois, Stewart estava com um problema semelhante.

     Parkes foi ultrapassado por Surtees e Brabham assumiu a liderança, até que se retirou do GP com um vazamento de óleo, depois de oito voltas. Scarfiotti vinha buscando assumir a liderança, feito concluído após grande batalha. Na volta 17, Ginther apresentou um problema no pneu, na altura da Grande Curva e bateu nas árvores ao lado da pista. O americano sai (milagrosamente) ileso deste acidente, mas o novo Honda foi completamente destruído.

Italian Gp: 1966 Italian GP, Monza, Richie Ginther, Honda RA273 | Photographic ...

     Scarfiotti estava à frente de Hulme, Parkes e Surtees. Na volta 32,  Surtees foi para os boxes com um vazamento de combustível e acabou se retirando do GP. Ele era o único piloto em condição de desafiar Brabham na conquista do título Mundial e, por isso, o australiano - que já estava fora da corrida - comemorou o seu terceiro Campeonato Mundial de F1. Scarfiotti permaneceu na liderança e terminou a corrida seis segundos à frente da batalha pela segunda posição, vencida por Parkes. Ele chegou 0,3 segundos a frente de Hulme. Rindt foi o quarto, bem distante.

     Melhores momentos do GP:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...