segunda-feira, 20 de junho de 2011

Jacky Ickx em Zandvoort (1971): quadragésima oitava vitória da Ferrari


     Entre as corridas de Mônaco e da Holanda deveria ter havido o Grande Prêmio da Bélgica. Contudo, os organizadores do circuito de Spa-Francochamps não tinham conseguido renovar o circuito de acordo com as recomendações dos pilotos, e assim sendo, tinham forçado a Comission sportive Internationale, a CSI, a cancelar o GP da Belgica para a temporada de 1971. Isso faria com que a Formula 1 só voltasse a Spa doze anos depois, em 1983, num circuito altamente modificado, mas sem perder a sua espectacularidade.

     Assim sendo, após um mês de ausência, onde os pilotos participaram em várias outras corridas, entre os quais as 24 Horas de Le Mans, estavam de volta ao circuito holandês de Zandvoort para participar no GP da Holanda. Havia algumas modificações no pelotão, a primeira delas era uma alteração forçada: na Lotus, Emerson Fittipaldi recuperava-se de um acidente e Colin Chapman chamou o sul-africano Dave Charlton para o substituir. No outro carro da equipe, o australiano Dave Walker levava consigo o modelo 56 Turbina. Contudo, nos treinos, Charlton bateu forte e não conseguiu alinhar o carro para a corrida.

     Outra novidade era a presença de um recente vencedor das 24 horas de Le Mans, o holandês Gijs Van Lennep. De origem nobre, ele iria correr num terceiro Surtees, inscrito pela Stichting Autoraces Nederland.


     No final das sessões de qualificação, o melhor foi o Ferrari de Jacky Ickx, seguido pelo BRM de Pedro Rodriguez. Jackie Stewart, o lider do campeonato, aparecia na terceira posição, seguido pelo segundo Ferrari de Clay Regazzoni. O neozelandês Chris Amon era o quinto, em seu Matra, seguido pelo Lotus do sueco Reine Wissell. O veterano John Surtees conseguia o sétimo posto no seu carro, na frente do segundo BRM de Jo Siffert. E fechando o "top ten" estavam o terceiro BRM de Hownden Ganley e o segundo Surtees de Rolf Stommelen.

     O dia começou com chuva, e esta continuou na hora da largada. Mario Andretti, no terceiro Ferrari, tinha problemas elétricos e largou dos boxes. E quando a partida foi dada, Ickx e Rodriguez ficaram com os primeiros lugares, seguidos por Stewart e Amon. Um pouco atrás, Siffert roda e atrasa-se, mas ele seria apenas o primeiro de muitos que iriam sofrer com isso. Na terceira volta, era a vez de Amon, que se atrasava, e na volta seguinte, o problema ocorria com Jackie Stewart, o que era um sinal de alivio para os dois pilotos da frente, que se afastavam do pelotão e começavam uma briga pessoal pela vitória.

    Atrás dos dois estavam agora Regazzoni, Surtees e Wissell. O sueco iria ser desclassificado na volta 17 devido ao fato de ter entrado nos boxes de forma errada. Ele tinha tido problemas com uma roda que se soltou e queria resolver o problema a qualquer custo. Por essa altura, Rodriguez tinha ido para a frente, mas tinha o belga na sua "cola" e este não desistia.


     Mais à frente, Ickx alcançava a liderança e começava a abrir tempo, suficiente para chegar à sua primeira vitória do ano, conseguindo uma vantagem de sete segundos sobre o mexicano. Mas ambos tinham dado... uma volta no resto da concorrência. O terceiro classificado foi Clay Regazzoni, o March de Ronnie Peterson era o quarto, seguido pelo carro de John Surtees e o BRM de Jo Siffert.

     Melhores momentos do GP:





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