O GP da Itália apresentava todos os frequentadores do Campeonato do Mundo de F1 e uma variedade de entradas adicionais, incluindo a terceira Ferrari para Ludovico Scarfiotti. Phil Hill tinha desaparecido da equipe Cooper e tinha sido substituído por John Love, piloto que tinha o aval de Ken Tyrrell (o gerente da equipe Cooper) na Fórmula Junior.
Surtees foi o mais rápido no qualifying e alinhou na primeira fila ao lado do Brabham de Dan Gurney e do BRM de Graham Hill. Jim Clark compartilhou a segunda fila com o Cooper de Bruce McLaren, enquanto a terceira linha foi constituida por Jo Siffert em sua Brabham-BRM privada, o Ferrari de Lorenzo Bandini (o vencedor da corrida anterior, na Áustria) e a Lotus de Mike Spence.
No início da corrida, McLaren assumiu a liderança, sendo perseguido por Gurney e Surtees. Hill teve problemas e ficou parado após a largada, pela segunda corrida consecutiva, desta vez com uma falha de embreagem. O GP de Monza teve uma batalha emocionante pela primeira posição e McLaren acabou caindo para o terceiro lugar na corrida, atrás de Gurney e Surtees. Os dois conseguiram andar um pouco à frente e passaram a maior parte da corrida trocando de posição, até Gurney perder muito tempo com problemas no motor. McLaren e Clark tiveram uma batalha semelhante pelo terceiro lugar até a volta 27, quando Clark abandonou com falha no motor. A batalha pelo quinto lugar, nas primeiras voltas, era selvagem e continuou durante a maior parte do GP, até Jack Brabham finalmente ficar à frente. Quando Clark saiu da corrida, Brabham assumiu o quarto lugar, mas acabou se retirando na volta 59, também com falha no motor. Isso fez com que Bandini e Ginther travassem uma batalha para o que seria o terceiro lugar até o fim da corrida. Surtees venceu, com mais de um minuto de diferença para McLaren, segundo colocado, enquanto Bandini foi o terceiro ao bater Ginther por um décimo de segundo.
A vitória de Surtees iria colocá-lo na disputa pelo Campeonato Mundial de F1, quatro pontos atrás de Graham Hill e apenas dois atrás de Jim Clark. Surtees seria campeão no fim desta temporada.
No início da corrida, McLaren assumiu a liderança, sendo perseguido por Gurney e Surtees. Hill teve problemas e ficou parado após a largada, pela segunda corrida consecutiva, desta vez com uma falha de embreagem. O GP de Monza teve uma batalha emocionante pela primeira posição e McLaren acabou caindo para o terceiro lugar na corrida, atrás de Gurney e Surtees. Os dois conseguiram andar um pouco à frente e passaram a maior parte da corrida trocando de posição, até Gurney perder muito tempo com problemas no motor. McLaren e Clark tiveram uma batalha semelhante pelo terceiro lugar até a volta 27, quando Clark abandonou com falha no motor. A batalha pelo quinto lugar, nas primeiras voltas, era selvagem e continuou durante a maior parte do GP, até Jack Brabham finalmente ficar à frente. Quando Clark saiu da corrida, Brabham assumiu o quarto lugar, mas acabou se retirando na volta 59, também com falha no motor. Isso fez com que Bandini e Ginther travassem uma batalha para o que seria o terceiro lugar até o fim da corrida. Surtees venceu, com mais de um minuto de diferença para McLaren, segundo colocado, enquanto Bandini foi o terceiro ao bater Ginther por um décimo de segundo.
A vitória de Surtees iria colocá-lo na disputa pelo Campeonato Mundial de F1, quatro pontos atrás de Graham Hill e apenas dois atrás de Jim Clark. Surtees seria campeão no fim desta temporada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário