A temporada 1964 de Fórmula 1 foi emocionante. A Ferrari voltou a ganhar títulos – faturou o campeonato de pilotos e construtores. Enquanto a BRM e Lotus lutaram até o fim.
Numa disputa acirrada, John Surtees ganhou o título por um ponto de diferença. Graham Hill até teria somado mais pontos do que ele, mas como apenas os seis melhores resultados eram somados o título ficou mesmo com o piloto da Ferrari.
Numa disputa acirrada, John Surtees ganhou o título por um ponto de diferença. Graham Hill até teria somado mais pontos do que ele, mas como apenas os seis melhores resultados eram somados o título ficou mesmo com o piloto da Ferrari.
Depois da ação em Brands Hatch, a Formula 1 chegava ao mítico circuito alemão de Nurburgring com a novidade que muitos esperavam com alguma expectativa: a estreia da Honda na Formula 1. Um chassis construido pela fábrica e pilotado pelo americano Ronnie Bucknum estava pronto, mas cedo se verificou que era demasiado lento para os Lotus, BRM, Brabham e Ferrari que dominavam o pelotão. Bucknum foi o último dos 22 pilotos a qualificar-se, um minuto atrás do "poleman". Mas apesar desse mau começo, a Honda tinha vindo para ficar.
A BRP era a grande ausência desta corrida, mas em compensação estava o velho Porsche 718 do conde holandês Carel Godin de Beaufort. Um personagem divertido, que decidiu fazer, só por gozação, a qualificação no mítico Nurburgring, com uma cabeleira, para imitar os Beatles. Mas no sábado, já estava mais a sério quando tentou a sua sorte com o velho Porsche cor de laranja da Ecurie Maasbergen, as cores nacionais. Na Bergwerk, perdeu o controle do seu carro e saiu da pista, batendo em uma árvore. Levado para o hospital com graves ferimentos na cabeça, no dia da corrida lutava pela vida.
Na qualificação, o melhor foi o Ferrari de John Surtees, que demonstrava que naquele ano, era um verdadeiro candidato a desafiar Jim Clark e Graham Hill na luta pelo título. Surtees tinha batido Clark, o americano Dan Gurney e o italiano Lorenzo Bandini, no segundo Ferrari, que partilhavam a primeira fila num estranho esquema de 4-3-4 que os organizadores tinham arranjado, após uma primeira experiência cinco anos antes. Na segunda fila estavam o BRM de Hill, Jack Brabham no seu próprio carro, e o Cooper de Bruce McLaren. Na terceira fila estava o segundo Cooper do americano Phil Hill, o Lotus BRM privado de Chris Amon e o Brabham-BRM de Jo Siffert.
Sob um dia de sol, pouco usual naquela região, máquinas e pilotos partiram para o GP da Alemanha. O primeiro lider foi Bandini, seguido por Clark, Surtees, Gurney e Hill. No entanto, pouco depois, Clark assumiu a liderança. Pensava-se que seria o piloto da Lotus o grande dominador da corrida, mas o motor Climax falha na segunda passagem pela meta, e Surtees passa para a frente. Clark aguentou até á volta sete, altura em que desistiu, com problemas no motor.
Nessa altura, a luta era entre Surtees, Hill e Gurney, mas a partir da décima volta, o Brabham do piloto americano começa a falhar e perde várias posições. Iria acabar a corrida na décima posição, a uma volta do vencedor. Depois, Hill diminui o ritmo e deixa Surtees escapar para que ele pudesse ganhar a corrida. Depois do inglês da BRM, Lorenzo Bandini completou o pódio. O suiço Jo Siffert, no seu Brabham privado, o veterano francês Maurice Trintrignant (47 anos) e o sul-africano Tony Maggs completaram os lugares pontuáveis. Quanto a Ronnie Bucknum e o seu Honda, a sua prova tinha acabado na volta onze, vítima de uma rodada. Mas para a Honda, era apenas o começo de uma longa caminhada.
No dia seguinte, noticias vindas de Colonia ditariam o pior: o holandês Carel Godin de Beaufort não resistiu aos ferimentos e morreu aos 30 anos de idade. Era o fim esperado de um "gentleman driver" com carisma, conhecido pelo seu datado Porsche laranja.
Melhores momentos do GP:
Parte 01
Parte 02
Parte 03
Parte 04
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