sábado, 18 de junho de 2011

Mario Andretti em Kyalami (1971): quadragésima sétima vitória da Ferrari


     Após a morte de Jochen Rindt, a Lotus confiou no jovem piloto brasileiro Emerson Fittipaldi na temporada 1971 de Fórmula 1. Mas a inexperiência fez com que ele alcançasse apenas o sexto lugar na classificação.

     Bom para o inglês Jackie Stewart. Estreando pela equipe Tyrrell, ele não encontrou oponentes à altura e ficou vinte e nove pontos à frente do segundo colocado, o sueco Ronnie Peterson, da March.

     Enquanto a equipe dele terminou o mundial de construtores trinta e sete pontos à frente da BRM, a segunda colocada. A Ferrari obteve duas vitórias nesta temporada.


     Na qualificação para o GP de Kyalami, Jackie Stewart (em execução com pneus Goodyears ao invés de Dunlops) foi o mais rápido com Amon e Regazzoni (Ferrari 312B) ao lado dele na primeira fila. Andretti (Ferrari 312B) compartilhava a segunda fila com Fittipaldi, enquanto Surtees, Hulme, Ickx (Ferrari 312B) estavam na terceira fila. Houve um desempenho impressionante do piloto local  Dave Charlton, que se classificou em 12º lugar com um Lucky Strike patrocinado Brabham.


      Na largada, Regazzoni assumiu a liderança com Fittipaldi em segundo, à frente de Ickx, Hulme, Rodriguez, Andretti e um Stewart muito lento. Surtees também tinha feito uma péssima largada e ocupava a  11º posição, enquanto Amon era décimo quarto. Nas primeiras voltas,  Hulme obteve o segundo lugar e na volta 17, ele assumiu a liderança, até então com Regazzoni. Ele ficou lá até a volta 76, quando teve um problema de suspensão e foi para os boxes, para reparos. Regazzoni que ocupava o segundo lugar no grid, após perder a posição para Hulme, foi ultrapassado também por Surtees e Andretti e, algumas voltas mais tarde, o americano ultrapassou Surtees. Quando Hulme teve problemas, Andretti assumiu a liderança e venceu seu primeiro Grand Prix. No final da corrida, Stewart foi capaz de alcançar e ultrpassar Surtees e Regazzoni, terminando em segundo com Regazzoni em terceiro. Além destes, o único piloto que completou a distância total da prova foi Wisell na Lotus, enquanto Amon e Hulme receberam os pontos, depois que Surtees e Fittipaldi sairam com problemas mecânicos. No entanto, não chegaram a completar as 79 voltas. 


     Melhores momentos do GP:

 Parte 01

Parte 02

Parte 03

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...