terça-feira, 21 de junho de 2011

Jacky Ickx em Nurburgring (1972): quadragésima nona vitória da Ferrari


     A equipe Lotus continuou apostando no jovem brasileiro Emerson Fittipaldi na temporada de F1 de 1972. Com isso, ela recebeu críticas da imprensa e dos torcedores.

     No entanto, a aposta surtiu efeito. Com cinco vitórias na temporada, Fittipaldi superou o bicampeão Jackie Stewart e se tornou o mais jovem campeão mundial até então. Ele tinha vinte e cinco anos de idade.

     O resultado era inesperado e causou surpresa no circo da F1. O famoso Stewart se conformava com o vice-campeonato, dezesseis pontos atrás do piloto brasileiro. A Ferrari venceria apenas uma prova na temporada de 1972, mas ela seria especial. Essa vitória seria a quinquagésima na história da Scuderia.

    Já na qualificação para o GP de Nurburgring de 1972, Jacky Ickx (Ferrari 312B2) é o mais rápido para a Ferrari, com Jackie Stewart em segundo, na sua Tyrell. Fittipaldi foi o terceiro e dividiu a segunda fila do grid com Ronnie Peterson em sua March. François Cevert estava na terceira fila com Carlos Reutemann(Brabham). O "top ten" foi completado por Regazzoni, Chris Amon (Matra), Pescarolo e Denny Hulme(McLaren).

     Na corrida Ickx assumiu a liderança, enquanto Stewart e Peterson tocaram rodas para ver quem ficava com o segundo posto. Peterson ganhou e Stewart caiu para quinto, atrás de Regazzoni e Fittipaldi. Reutemann foi o sexto.

     Fittipaldi foi o único piloto a progredir muito na corrida, ultrapassando Regazzoni durante a segunda volta e Peterson na quinta volta. Na nona volta, Peterson rodou  e foi ultrapassado por Regazzoni e Stewart. Duas voltas mais tarde Fittipaldi (Lotus) começou a "fumar" e retirou-se com uma avaria na embraiagem, deixando Regazzoni para assumir o segundo lugar. No início da última volta Stewart desafiou Regzzoni pelo segundo lugar na corrida. Os dois carros se tocaram e Stewart  levou a pior, indo parar no guard rail. Ragazzoni completou a volta, para junto com Ickx, dar a Ferrari e a torcida ferrarista uma dobradinha especial. Peterson chegou colado em Regazzoni e foi terceiro. Ganley foi o quarto, Redman chegou em quinto e Hill marcou um ponto para Brabham (foi o sexto). Era o seu segundo ponto na temporada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...