quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Gilles Villeneuve em Long Beach (1979): septuagésima quinta vitória da Ferrari


     Um mês depois da dobradinha da Ferrari em Kyalami, a grande expectativa que existia, quando máquinas e pilotos chegaram a Long Beach, para a quarta prova do ano, o GP dos Estados Unidos Oeste, era saber se a Ferrari continuaria com o seu domínio, ou a Ligier iria reagir e retomar às vitórias como tinha acontecido nas duas primeiras corridas do ano, nas corridas sul-americanas.

     Não havia novidades, nem na lista de inscritos, nem nas máquinas do grid. Sendo assim, a qualificação apresentou uma batalha entre Ferrari, Ligier e Lótus. No final dessa qualificação, o melhor foi Gilles Villeneuve, que conseguiu colocar o seu Ferrari á frente de Carlos Reutemann, no seu Lótus, e do seu companheiro Jody Scheckter, no outro Ferrari. Patrick Depailler e Jacques Laffite, nos seus dois Ligier, foram quarto e quinto classificados, respectivamente, e Mário Andretti, correndo em casa, era o sexto no grid. Fechando o “Top Ten” estavam o Tyrrell de Jean Pierre Jarier, o Wolf de James Hunt, o Arrows de Riccardo Patrese e o Williams de Alan Jones.

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     Um pouco atrás, os Brabham e a McLaren estavam em "maus lençóis". Niki Lauda era 11º no grid, à frente de Nelson Piquet, o 12º, e na equipe comandada por Teddy Mayer, John Watson e Patrick Tambay eram 18º e 19º no grid, respectivamente. Entre eles, na 16ª posição, estava Emerson Fittipaldi, no recuperado Fittipaldi F5A.

     Mas o grande problema tinha ocorrido com a equipe Renault. No sábado de manhã, Jean Pierre Jabouille teve um acidente grave, quando o eixo do volante se quebrou, fazendo-o sair da pista e bater no muro. O francês ficou com o braço machucado e não conseguiu a qualificação. O seu companheiro, René Arnoux, sofreu o mesmo tipo de acidente na manhã seguinte, e a equipe decidiu retirar-se da corrida, permitindo ao Ensign de Derek Daly, que não tinha conseguido um tempo suficientemente rápido para alinhar por mérito próprio, largar neste GP.

     No dia da corrida, mais de cem mil pessoas estavam presentes ao longo do circuito para assistir á corrida. Na volta de aquecimento, Reutemann teve problemas para largar, pois o motor acabou morrendo, e os mecânicos ajudaram-no a colocar o carro novamente em funcionamento. Entretanto, segundo as regras, ele tinha que largar dos boxes, algo que deixou Colin Chapman muito furioso…

     Mas mais confusão iria acontecer a seguir. O “poleman” Gilles Villeneuve, que ia assumir o seu lugar na largada, agora na Shoreline Drive, passou da sua posição, o que deixou todos pilotos confusos, achando que a corrida tinha começado! Alguns carros pararam, outros continuaram andando, sem saber o que fazer, e Jacques Laffite acabou por sair da pista, devido a um excesso de velocidade. Assim, todos voltaram aos boxes, esperando por nova largada.

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     Vinte minutos depois, nova volta de aquecimento, e Jacques Laffite volta à corrida no carro reserva. Na largada, com uma vaga ao lado de Villeneuve, o canadense vai para a ponta, com Scheckter, Depailler e Andretti nas posições seguintes. No gancho, Patrick Tambay trava tarde demais, sobe para cima de Jan Lammers, no seu Shadow, e arranca a asa traseira de Niki Lauda. O austríaco e o francês acabaram saindo do GP, e o holandês não foi muito longe…

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     No final da primeira volta, Depailler era segundo, tentando resistir aos ataques de Scheckter. Mas na sexta volta, quando o francês da Ligier errou uma marcha, o sulafricano aproveitou para tentar ultrapassá-lo, e partir para o ataque ao seu companheiro. Contudo, ele teve que frenar  para evitar bater na traseira do francês, e Jean Pierre Jarier (quarto)aproveitou para passar à frente dos dois, ficando no segundo posto.

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     Entretanto, Villeneuve estava num dia "iluminado", controlando a corrida como queria , sem os excessos do ano anterior, que lhe tinham custado a vitória, quando ultrapassava um retardatário Clay Regazzoni, no seu Shadow. Aproveitando as lutas lá no fim do pelotão, nomeadamente a partir da volta 25, quando Jarier teve problemas num dos rolamentos de roda, este aumentou a diferença para perto de 30 segundos. Com o tempo, Scheckter, Depailler, Jones, e Andretti livraram-se de Jarier, mas quando isso aconteceu, Villeneuve estava muito longe e a vitória estava nas mãos do canadense.

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     E assim foi. Gilles Villeneuve alcançava a sua terceira vitória nas últimas cinco corridas do campeonato, tornando-se o piloto do momento, e mostrando que o Ferrari era uma máquina a ser batida no campeonato. Scheckter foi o segundo, repetindo o resultado da Africa do Sul, enquanto que o terceiro no pódio foi o Williams de Alan Jones. Nos restantes lugares pontuáveis ficaram o Lótus de Mário Andretti, o Ligier de Patrick Depailler e o Tyrrell de Jean Pierre Jarier.

     Melhores momentos do GP:


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