No último domingo, Felipe Massa completou dez anos de seu primeiro teste com um carro de F1. Em 18 de setembro daquele ano, o brasileiro andou com a Sauber no circuito italiano de Mugello. Foi o primeiro de um total de cinco testes naquele fim de temporada, que lhe renderam a posição de titular da equipe para 2002.
Durante todo esse tempo na categoria, Massa passou por situações completamente adversas: as críticas pela inconstância em seus primeiros anos; a afirmação como bom piloto após derrotar o campeão mundial Jacques Villeneuve, em 2005; o desafio de provar que poderia ser piloto da Ferrari, em 2006; o título perdido por apenas um ponto, na última curva da temporada de 2008; as novas críticas por não conseguir demonstrar o mesmo desempenho que o atual companheiro na equipe italiana, Fernando Alonso.
Uma década depois, Felipe avalia o que mudou em seu perfil e em sua pilotagem: "O Felipe de agora, comparado com aquele [de dez anos atrás]? Eu estou muito mais experiente, o que é importante", relatou o piloto ao site oficial da Ferrari.
"O Felipe de antes queria ser o mais rápido em todas as voltas, ao passo que a experiência te ensina a saber quando forçar e quando é melhor conservar o carro e poupar os pneus", descreveu.
O paulista de 30 anos afirmou que não sabe se tem pique para continuar na F1 por mais dez anos, mas descartou qualquer possibilidade de deixar a categoria em um futuro próximo. "Eu não sei se consigo ficar por mais dez anos, mas espero continuar por muito tempo mais", contou.
Massa também falou sobre as expectativas para o GP de Cingapura, próxima etapa do calendário, que será disputado neste domingo. Para ele, a utilização dos compostas macios e super macios da Pirelli será benéfica para a Ferrari, mas os pneus por si só não resolverão todos os problemas da equipe.
"Se pudéssemos fazer nossas próprias escolhas sobre os pneus, essa combinação é o que iríamos querer", relatou Massa. "Mas apenas os pneus não fazem toda a diferença", ressaltou.
Para a prova em Marina Bay, a Ferrari levará suas últimas atualizações aerodinâmicas do ano, especialmente na asa traseira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário