quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Massa celebra 10 anos de seu primeiro teste na F1


     No último domingo, Felipe Massa completou dez anos de seu primeiro teste com um carro de F1. Em 18 de setembro daquele ano, o brasileiro andou com a Sauber no circuito italiano de Mugello. Foi o primeiro de um total de cinco testes naquele fim de temporada, que lhe renderam a posição de titular da equipe para 2002.

     Durante todo esse tempo na categoria, Massa passou por situações completamente adversas: as críticas pela inconstância em seus primeiros anos; a afirmação como bom piloto após derrotar o campeão mundial Jacques Villeneuve, em 2005; o desafio de provar que poderia ser piloto da Ferrari, em 2006; o título perdido por apenas um ponto, na última curva da temporada de 2008; as novas críticas por não conseguir demonstrar o mesmo desempenho que o atual companheiro na equipe italiana, Fernando Alonso.

     Uma década depois, Felipe avalia o que mudou em seu perfil e em sua pilotagem: "O Felipe de agora, comparado com aquele [de dez anos atrás]? Eu estou muito mais experiente, o que é importante", relatou o piloto ao site oficial da Ferrari.

      "O Felipe de antes queria ser o mais rápido em todas as voltas, ao passo que a experiência te ensina a saber quando forçar e quando é melhor conservar o carro e poupar os pneus", descreveu.

      O paulista de 30 anos afirmou que não sabe se tem pique para continuar na F1 por mais dez anos, mas descartou qualquer possibilidade de deixar a categoria em um futuro próximo. "Eu não sei se consigo ficar por mais dez anos, mas espero continuar por muito tempo mais", contou.

      Massa também falou sobre as expectativas para o GP de Cingapura, próxima etapa do calendário, que será disputado neste domingo. Para ele, a utilização dos compostas macios e super macios da Pirelli será benéfica para a Ferrari, mas os pneus por si só não resolverão todos os problemas da equipe.

     "Se pudéssemos fazer nossas próprias escolhas sobre os pneus, essa combinação é o que iríamos querer", relatou Massa. "Mas apenas os pneus não fazem toda a diferença", ressaltou.

     Para a prova em Marina Bay, a Ferrari levará suas últimas atualizações aerodinâmicas do ano, especialmente na asa traseira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...