segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Gilles Villeneuve em Montreal (1978): septuagésima terceira vitória da Ferrari


     Uma semana depois de Watkins Glen, o pelotão da Formula 1 atravessava a fronteira e chegava ao Canadá, em um circuito novo, construído na Ilha de Notredame, em Montreal no mesmo local onde, nove anos antes, tinha ocorrido a Expo 67, e onde tinham também sido realizadas as provas de remo dos Jogos Olímpicos.

     Ter uma pista no meio do Rio
São Lourenço, provavelmente era uma maneira de Quebec capitalizar os feitos do jovem Gilles Villeneuve nas pistas europeias e mundiais, ao volante de um dos carros da Scuderia. Ótimo para a publicidade, mas péssimo para os pilotos, pois estes se queixaram que a pista era muito estreita, dificultando as ultrapassagens.

     Os organizadores decidiram que o grid seria restrito a 22 pilotos dos 28 inscritos. No pelotão, Ricardo Patrese estava de volta à Arrows, depois da GPDA o ter banido de correr a prova anterior, pois os pilotos achavam que ele era o culpado pelo acidente fatal de Ronnie Peterson, um mês antes, em Monza, enquanto que a Brabham inscrevia um terceiro carro para o jovem brasileiro Nelson Piquet. Na Ensign, Derek Daly iria correr sozinho.

[Canadá+78+2.jpg]

     Nos treinos ocorreu a batalha direta entre o Wolf de Jody Scheckter, o Lotus de Jean-Pierre Jarier e o Ferrari de Gilles Villeneuve. Jarier levou a melhor, batendo o sul-africano por um centésimo de segundo, enquanto que Villeneuve foi o terceiro. No quarto posto do grid ficava o Brabham de John Watson, enquanto que a terceira fila tinha o Williams de Alan Jones, que melhorava cada vez mais, e o Copersucar de Emerson Fittipaldi, na melhor qualificação do ano para a marca. Na quarta fila estavam Niki Lauda e o Shadow de Hans Joachim Stuck. Nelson Piquet qualifica-se numa satisfatória 14ª posição.

[Canadá+78+2.jpg]

     Seis pilotos não se qualificam na última corrida do ano: o Shadow de Clay Regazzoni, o Surtees de Beppe Gabbiani, o Merzário de Arturo Merzário, o Arrows de Rolf Stommelen, o ATS de Michael Bleekmolen e o Lotus privado de Hector Rebaque. Para Gabbiani, Bleekmolen e Stommelen, foram as suas ultimas aparições na Formula 1.

     No dia da corrida, sob céu nublado e muito frio, mais de cem mil pessoas foram assistir à etapa final do campeonato, esperançosos, talvez, em ver pela primeira vez um canadense no lugar mais alto do pódio. Na largada, Jarier arranca bem e consegue arranjar uma grande vantagem sobre o resto do pelotão, liderado por Jones, seguido por Scheckter, Villeneuve e Watson. Entretanto, Fittipaldi e Stuck envolvem-se em uma luta pelo quinto lugar e acabam fora nas primeiras curvas do circuito.

     Com o passar das voltas, a vantagem de Jarier aumenta consideravelmente, e todos acham que o piloto francês, que tinha guiado parte do ano à serviço da Arrows, iria finalmente ganhar a sua primeira corrida da carreira, uma vez que a liderança era absoluta. Quando ao seu companheiro Mário Andretti, este lutava pela quinta posição com Watson, quando colidiram, causando a desistência do piloto inglês, e a lentidão do americano. Acabou a corrida no décimo lugar, a uma volta do vencedor.


[Canadá+78+2.bmp]

     Na volta 18, Jones começa a sofrer com um furo no pneu, e perde o segundo lugar para Scheckter, e depois o terceiro posto para Villeneuve. Poucas voltas depois, o canadense alcança o seu futuro companheiro de equipe na Ferrari, e obtem a segunda posição, tendo agora, mais de 30 segundos de desvantagem para Jarier, que continuava isolado na liderança..... até ter problemas com a pressão do óleo. Então, no final da volta 50, Jarier vai para as boxes, e não há outra hipótese senão abandonar a corrida. Assim Gilles Villeneuve herda a liderança, para delírio dos locais.

     A vinte voltas do fim, Villeneuve tinha uma boa diferença sobre o resto do pelotão, e tinha somente de se controlar e levar o carro até ao fim, para conseguir o que era para muitos um sonho: um canadense ganhando em casa! No final, perante cem mil canadenses delirantes e o primeiro-ministro Pierre Trudeau, Gilles Villeneuve dava à Ferrari a quinta vitória do ano, e a primeira da sua carreira. Scheckter era segundo, no Wolf (seria o último pódio para a marca), e Carlos Reutmann o terceiro. Nos restantes lugares pontuáveis ficavam o Arrows de Riccardo Patrese, o Tyrrell de Patrick Depailler e o Ensign de Derek Daly, na primeira vez que um piloto da Irlanda alcançava pontos na Formula 1.


[Canadá+78.jpg]

     E assim terminava a temporada de 1978, o ano em que a Lotus dominou, marcado pelo triunfo de Mário Andretti e pela tragédia do acidente fatal de Ronnie Peterson. Mas novas esperanças e novos projetos surgiam no horizonte…

     Melhores momentos do GP:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...