terça-feira, 17 de maio de 2011

Fangio em Silverstone (1956): vigésima quarta vitória da Ferrari


     Moss foi o mais rápido no qualifying e alinhou ao lado de Fangio, Hawthorn e Collins, enquanto a segunda fila foi composta por Schell, Gonzalez e Roy Salvadori (Maserati). A equipe BRM, finalmente estava presente com três carros, pilotados por Hawthorn, Brooks e Ron Flockhart.

     Na largada, Hawthorn pulou na frente, com Brooks  em segundo, sendo seguido por Fangio e o resto do pelotão. Fangio duelou com Brooks, conseguindo ultrapassá-lo, assumindo a segunda posição, mas depois rodou e Brooks retomou o segundo lugar. Em seguida, Moss duelou com Brooks, e na volta 11, conseguiu ultrapassá-lo. Moss alcançou Hawthorn, enquanto Brooks foi perdendo posições, até ficar atrás de  Salvadori. Moss tomou a liderança na volta 16, enquanto, mais para trás, Fangio assumiu a quarta posição ao ultrapassar Brooks. Hawthorn começou a ter problemas em sua BRM e perdeu o segundo lugar para  Salvadori. Hawthorn iria se retirar do GP, logo depois. Brooks teve problemas e fez um pit stop. Seu carro foi reparado e ele partiu novamente para a corrida, mas acabou rodando e capotou. Brooks foi ejetado do carro, mas sem ferimentos graves. Já o BRM foi inteiramente consumido pelo fogo.


     Na corrida, Salvadori perdeu muito tempo em função de um problema no tanque de combustível, caindo para trás de Fangio e Collins, enquanto a distância de Moss na liderança foi reduzida quando o mesmo teve que ir aos os boxes para reabastecer. Collins bateu e teve problemas mecânicos, mas assumiu o carro de De Portago e continuou no GP. Salvadori abandonou e Moss teve que ir aos boxes novamente, pois o seu motor perdeu força e, com isso, Fangio assumiu a liderança. Moss chegou a retornar ao GP, mas abandonou definitivamente por quebra de eixo. Fangio foi o vencedor, Collins o segundo (no carro de De Portago) e  Behra (duas voltas atrás), o terceiro.




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